ZF – Cem milhões de travões elétricos


Data: 12 Outubro, 2017

A ZF assinalou a produção de cem milhões de travões elétricos e foi o primeiro fabricante a alcançar este marco histórico.

A produção de travões elétricos pela ZF atingiu os cem milhões de unidades, sendo a primeira vez que é alcançado este marco histórico por um fabricante. A ZF é uma das empresas pioneiras desta tecnologia, tendo sido a primeira a introduzir no mercado a pinça do travão, que complementa um atuador elétrico (sistema «Motor-on-Caliper»). O EPB é considerado um exemplo muito precoce dos sistemas mecânicos inteligentes com os quais a ZF está a moldar automóvel do futuro.

O EPB tem a capacidade notável de oferecer benefícios, tais como o efeito positivo no consumo do combustível devido à redução do peso no sistema de travagem. É um exemplo perfeito da eletrificação de sistemas mecânicos permitindo a ligar-se a outras funções e sistemas do veículo, criando funções de assistência e de segurança avançadas. O EPB é também um passo importante rumo aos chamados sistemas «Brake-by-Wire», que chegam ao pedal sem ligação mecânica. Esta tecnologia também permite melhorar a segurança e conforto do condutor – basta o toque num botão para efetuar travagens de emergência às quatro rodas, incluindo a função antibloqueio.

Além de disponibilizar a função de travão de estacionamento, o EPB está totalmente integrado no sistema de travagem com funcionalidades como o acionamento dinâmico e a deteção do desgaste das pastilhas de travão, entre outras.

A ZF disponibiliza inúmeras variantes de travões de estacionamento elétricos: para além do EPB, está disponível um travão de estacionamento elétrico integrado (EPBi). Aliado ao controlo de estabilidade eletrónico, este não necessita de um módulo de comando independente. Existe adicionalmente uma versão de EPB para o eixo dianteiro, o que torna esta tecnologia acessível também para os veículos mais pequenos.

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