ZF – Aquisição de 40% da Ibeo Automotive Systems


Data: 3 Agosto, 2016

A ZF adquiriu uma participação de 40% no capital da Ibeo Automotive Systems, empresa alemã especializada em software para condução autónoma.

A ZF tomou uma participação de 40 por cento no capital da Ibeo Automotive Systems, uma empresa alemã, sediada em Hamburgo e fundada em 2009, que é líder de mercado na tecnologia ‘lidar’ e no desenvolvimento de software de reconhecimento ambiental, designadamente em aplicações para condução autónoma. Entre os clientes da Ibeo encontram-se os principais fabricantes mundiais de automóveis.

O termo ‘lidar’ é um acrónimo de ‘deteção de luz e gama’, consistindo num procedimento que se traduz na emissão de um pulso de luz para determinar a distância baseada no tempo de execução e na velocidade da luz. O ‘lidar’ é um método ótico para medir a distância e a velocidade que é muito semelhante a um radar, à exceção da utilização de pulsos lazer em vez de ondas de rádio.

“O ‘lidar dá-nos acesso a uma tecnologia ‘core’ para reconhecimento ambiental e de objetos”, afirma Stefan Sommer, CEO da ZF. “O ‘lidar’ alarga o nosso portefólio atual de tecnologias de radar e câmaras e, além disso, a fusão da Ibeo com estas três tecnologias de sensores proporciona resultados impressionantes na consciência ambiental e constitui a base para a condução autónoma”. Juntamente com a ZF, a Ibeo irá dar o próximo avanço tecnológico e um passo significativo para aplicações em veículos. A geração ‘lidar’ desenvolvida em cooperação com a ZF irá reproduzir uma imagem tridimensional do ambiente sem a rotação de espelhos dos atuais sistemas ‘lidar’. Graças a uma tecnologia sólida, a ZF acredita que o ‘lidar’ se irá tornar mais compacto e fácil de integrar no veículo.

Partilhar