ZF Aftermarket recomenda verificação dos foles de direção

Texto: Carlos Moura
Data: 15 Novembro, 2018

Na revisão anual do veículo, a oficina deve fazer uma verificação do chassis, dos sistemas de travagem e direção, incluindo os foles de direção. Mesmo a mais pequena fenda neste componente pode causar a corrosão das peças móveis da caixa de direção.

A ZF Aftermarket aconselha a verificação regular do chassis, bem como dos sistemas de travagem e direção, que deve fazer parte dos serviços básicos incluídos na revisão anual do veículo. Enquanto este estiver no elevador, os mecânicos deverão também inspecionar os amortecedores, os rolamentos e as articulações. A ZF Aftermarket sublinha que os foles de direção, que na sua essência são mangas feitas de elastómeros termoplásticos (TPE),  requerem igualmente especial atenção. Estes evitam que a humidade ou partículas entrem nas articulações das barras de direção bem como na caixa de direção. Mesmo a mais pequena fenda no fole de direção pode ter consequências graves. Por exemplo, sem proteção, a sujidade e a humidade podem entrar nas peças móveis da caixa de direção e causar a corrosão das superfícies.

A ZF Aftermarket alerta que a corrosão da superfície da cremalheira da caixa de direção, com o tempo, danifica o isolamento do cilindro da direção. Isto pode causar perdas enormes de fluido hidráulico nos sistemas hidráulicos de direção e, no pior cenário, a falha da direção assistida. Ao verificar regularmente os foles de direção, os condutores podem evitar a dispendiosa substituição da caixa de direção e das barras de direção.

Podem evitar também a avaria dos sistemas elétricos de direção devido ao desgaste causado pela corrosão. Os componentes mecânicos e elétricos sensíveis, no interior, são também afetados. O resultado são ruídos, lentidão e avarias.

Só é possível garantir uma condução confortável e um comportamento seguro do veículo a longo prazo, se os foles de direção estiverem intactos e proporcionarem uma proteção completa das barras de direção e da caixa de direção. Um sistema de direção em bom estado de funcionamento requer um bom comportamento da direção e um volante com centragem independente. Além dos cuidados a ter com o sistema de direção, a segurança da condução depende da boa manutenção do chassis e do bom funcionamento dos amortecedores. Afinal, o veículo apenas está verdadeiramente seguro se todas as peças do chassis estiverem a funcionar de forma perfeita.

Caso seja necessário substituir o fole de direção, a oficina responsável pela reparação apenas deverá utilizar peças de substituição com a qualidade do equipamento original e a ferramenta correta. Caso contrário, os foles de direção não irão isolar corretamente as superfícies vedantes na barra de direção e na caixa de direção. Em princípio, as braçadeiras de aperto dos foles de direção deverão ser substituídas e, além disso, ser instaladas de acordo com as instruções do fabricante. É assim assegurada a fiabilidade e durabilidade do isolamento do fole de direção. A aplicação de alguns gramas de massa lubrificante de silicone nos pontos de isolamento facilita a instalação dos foles de direção pelo mecânico, ajudando a que fiquem bem apertados. Também aumenta a eficácia do isolamento.

Dependendo do tipo de caixa de direção, a embalagem poderá ainda incluir anéis vedantes em borracha adicionais. Estes precisam de ser montados de forma que não entre massa lubrificante de silicone na superfície de isolamento! A instalação será ainda mais fácil se a oficina de reparação utilizar uma caixa de direção, por exemplo, a JRP1130 para o Volkswagen Polo 6R1/6C1, com barras e foles de direção pré-montados. ZF Aftermarket vende sistemas de direção da marca TRW para mais de 98 por cento dos modelos de automóveis de passageiros da Europa.

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