Wabco e ZF. Novo assistente para manobras evasivas


Data: 29 Junho, 2016

A Wabco e a ZF apresentaram um protótipo de um assistente de manobras evasivas para pesados, que combina a travagem e a direção do veículo.

A Wabco e a ZF demonstraram o protótipo do que será um sistema anticolisão para pesados na pista de testes RWTH da universidade de Aachen, em Aldenhoven, Alemanha.

Desenvolvido por ambas as empresas, o Evasive Maneuver Assist (EMA) combina as tecnologias de travagem, estabilidade e controlo da dinâmica do veículo da Wabco com a tecnologia de apoio à direção da ZF, marcando, no entender das duas marcas, um passo crítico no sentido de alcançar a condução autónoma na indústria dos transportes.

Desta feita, o EMA utiliza as capacidades do sistema OnGuardACTIVE, fazendo uso do seu radar para identificar veículos parados ou em andamento e alertar o condutor através de sinais visuais, sonoros e hápticos. Caso o condutor determine que o sistema é incapaz de evitar a colisão através da travagem (seja autónoma ou não), o EMA é ativado para ajudar o condutor a guiar ao redor do obstáculo em segurança, levando o trator e o reboque a parar de forma segura.

Nestas situações, o sistema liga os sistemas de travagem eletrónic, de travagem de emergência, de controlo de estabilidade e de controlo da dinâmica do veículo, ao mesmo tempo que recorre ao sistema de direção assistida eletrohidráulico ReAX, oriundo da ZF.

Partilhar