Volvo – Camião autónomo em mina


Data: 13 Setembro, 2016

Procurando soluções mais sustentáveis, produtivas e seguras para o transporte em ambientes controlados, a Volvo colocou um veículo pesado autónomo ao serviço da mina de Boliden, na Suécia, a uma profundidade de 1300 metros.

 Continuando a mostrar o seu empenho na condução autónoma, a Volvo revelou agora vídeos e fotos da nova aventura de um dos seus modelos FXM. Com sistema de piloto automático, este pesado está ao serviço da mina de Boliden, em Kristineberg, no Norte da Suécia, onde cumpre um percurso de 7, 5km até aos 1300 metros de profundidade, com o propósito de transportar de volta para a superfície os materiais extraídos.

Ainda em testes, o objetivo deste Volvo FXM é laborar a 100% já no próximo outono, devendo posteriormente a frota autónoma ser reforçada com mais três viaturas.

O responsável de tecnologia do Grupo Volvo, Torbjorn Holmstrom, afirmou esperar que pesados autónomos como este venham “mudar a indústria mineira”, com a marca nórdica a destacar vantagens em áreas como a produtividade, sustentabilidade e segurança que podem ser alargados a outras indústrias. Este último campo, a segurança, é assegurado pela utilização de seis scanners de radar e laser nas extremidades, com a análise de qualquer lugar nos curtos espaços envolventes a ser sempre monitorizada em permanência por pelo menos dois destes equipamentos (dupla confirmação, para o caso de algum destes dispositivos falhar). A eficácia destes sensores é extremamente importante, já que se trata de um espaço bastante apertado e com fraca luminosidade, e foi comprovada em vídeo com Torbjorn Holmstrom a colocar-se em frente da viatura, que se deteve antes que ocorresse algum acidente. Outra característica peculiar e que mostra como o FXM é um pesado bastante evoluído reside no sistema incorporado para otimizar a viagem e consumo de combustível, tornando-o progressivamente mais eficaz e poupado.

Por Nuno Fatela

Partilhar