Volvo. Aposta em autocarros elétricos


Data: 15 Junho, 2015

Numa organização conjunta com o CEiiA – Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automóvel – a Auto Sueco apresentou no Porto a Visão da Marca de Autocarros Volvo para a Mobilidade Urbana.

A Auto Sueco, em colaboração com o CEiiA organizaram, no passado dia 19 de Maio, um Seminário sob o lema ”Inovação e Tecnologia na Mobilidade Urbana”, que contou com a presença dos principais operadores de Transportes Públicos de passageiros de Portugal e teve como tema central a apresentação das várias soluções que a Volvo tem vindo a implementar e a desenvolver neste domínio.

A Visão da Marca Volvo O ponto de partida da Marca Volvo para a definição da sua Estratégia de Desenvolvimento de Produto foi não apenas o enquadramento legal, mas sobretudo as aspirações e desejos das populações das Cidades e dos operadores.

“A verdade é que a Eletromobilidade é, seguramente, a melhor opção para corresponder a essas aspirações: a Eletricidade é a mais eficiente fonte de energia, sendo 3 vezes mais eficiente que o Gás, por exemplo. Para além disso, garante níveis de emissões e de ruído totalmente compatíveis com as exigências da Vida nas cidades.“, refere Pedro Oliveira, Diretor Executivo da Auto Sueco.

Neste momento a Marca sueca produziu já mais de 2.000 unidades hibridas, que estão a circular um pouco por todo o Mundo, e que proporcionam uma redução de 30-40% nos consumos de combustível e uma redução na mesma proporção das emissões de escape.

Neste seminário foi possível ouvir o testemunho de Wolfgang Schroeder, responsável da empresa luxemburguesa Sales-Lentz, uma operadora onde esta tecnologia é já uma realidade e que confirmou estes resultados.

O passo seguinte, que está já a ser testado em Hamburgo e Estocolmo, será a produção do modelo Hibrido Elétrico, que funcionará de forma muito mais dependente da energia elétrica, assegurará 75% de redução do consumo de combustível e 75% de redução das emissões de CO2.

Mas a Visão da Volvo terá uma materialização plena nos modelos totalmente elétricos, sem emissões de escape, sem ruído no espaço urbano e sem consumo de combustíveis fósseis. Esta solução está também já em fase de testes e entrará em produção, de acordo com os planos da Volvo, em 2017.

Estas soluções da Volvo, que são já uma realidade, transformarão de modo muito relevante a qualidade de Vida das Cidades – a redução de emissões e a redução de ruído possibilitarão uma alteração radical da organização do espaço urbano e terão um impacto muito positivo na vida das populações das cidades.

No Seminário, que decorreu nas novas instalações do Centro de Excelência e Inovação na Industria Automóvel, foram igualmente apresentadas várias soluções de gestão de informação e de integração de Sistemas Inteligentes, especialmente desenvolvidos por este Centro de Excelência para apoiar programas de Mobilidade Urbana com recurso à Eletricidade.

Os projetos em desenvolvimento garantem a viabilidade dos equipamentos propostos pela Marca Volvo, que poderão ser perfeitamente integrados em Sistemas Inteligentes de Mobilidade, de acordo os novos Padrões de Qualidade de Vida Urbana, cada vez mais exigidos pelas populações.

Partilhar