Volkswagen. Carregamento autónomo e mais veloz para veículos elétricos em investigação


Data: 24 Julho, 2015

O e-smartconnect é um sistema de carregamento de automóveis elétricos mais veloz e que funciona em combinação com o estacionamento automático Valet Parking

A Volkswagen continua a afirmar-se como um dos grupos automóveis na liderança da investigação dos veículos elétricos, e anunciou o desenvolvimento das novas baterias de iões de lítio, que podem estender a autonomia destas viaturas além dos 500 quilómetros. Agora, procurando aliar a este aumento na capacidade uma diminuição do tempo de recarga, foi anunciado o e-smartconnect, que tem como objetivo tornar esta atividade mais eficiente e cómoda.

O fabricante de Volfsburgo explica que a maior capacidade das futuras baterias significa também a necessidade de aumentar as cargas utilizadas para reabastecer estes equipamentos (“entre 80kW e 150kW, ou mais”). Isto significa que, com os atuais sistemas, seria necessário utilizar cabos mais grossos e pesados, o que não se revela nada prático. Por isso, o e-smartconnect utiliza novas conexões automatizadas para fazer este processo. Este sistema será desenvolvido para trabalhar em consonância com o estacionamento autónomo Valet Parking, que irá permitir cumprir esta tarefa de forma mais fiável e cómoda, podendo ser efetuado com o condutor distante da viatura. Será utilizado um robot ligeiro “LBR iiwa” da empresa Kuka, que consegue, através dos sete eixos direcionais e sensores integrados, garantir a máxima precisão ao fazer as conexões.

A Volkswagen explicou detalhadamente como se efetua este processo de carga em combinação com o estacionamento autónomo, indicando que neste caso o próprio veículo estabelece o contacto com os postos de carregamento, que lhe indicam onde estacionar. Após a viatura se deter no local indicado, com uma margem de erro de apenas 20cmx20cm, o robot, utilizando câmaras para se guiar, calcula ao milímetro a posição exata do automóvel e, autonomamente, dá início ao processo de recarga. O e-smartconnect vai estar instalado numa passadeira rolante ou contar com um sistema de locomoção, o que lhe permite, após terminar de carregar uma viatura, passar para o automóvel seguinte.

Partilhar