Vivemos online


Data: 2 Dezembro, 2013

Hoje já não conseguimos viver sem Internet. E mesmo os mais céticos e resistentes já perceberam que sem ela não há forma de continuar no mercado. Seja porque muitos dos contactos com clientes e fornecedores hoje se fazem através do e-mail; seja para ter acesso a conteúdos técnicos e comerciais; mas também porque todos os sistemas de diagnóstico nas oficinas, por exemplo, funcionam com uma ligação à Internet e estão  ligados a extensas bases de dados e apoio remoto; também os softwares de gestão, de orçamentação e de dados técnicos funcionam hoje online naquela que é a moda do momento: a cloud, ou nuvem na nossa língua.

Desde cedo que as empresas perceberam que era importante ter sites para comunicar com o cliente final, mas essa preocupação foi subindo também para o setor profissional, com sites completos, com um interface apelativo e um funcionamento irrepreensível. Se no início era por mera notoriedade da marca e para ter uma presença online, hoje são ferramentas de negócio. E que ferramentas! No dossier deste mês mostramos um dos setores com grande vitalidade nestes sites B2B, o dos pneus. Há empresas onde o negócio de venda online representa já 80% das transações totais. Porquê ? Porque é cómodo, rápido e eficaz. Além de ter uma vantagem grande: funciona 24 horas por dia e, como todos sabemos, os horários de trabalho de hoje já não são rígidos como eram. Para o gestor de uma empresa ou de uma oficina, dá jeito fazer uma encomenda às 8 da noite, por exemplo, seja no computador, no tablet ou no smartphone. E tudo à distância de poucos cliques. Esta é uma oportunidade de negócio que nenhuma empresa pode per der, porque facilita o trabalho e reduz custos de operação. Só há um risco: as empresas não podem descorar que este é um mercado que continua a viver muito do contacto pessoal entre vendedor e comprador. A receita do sucesso está num equilíbrio entre contacto online e pessoal.

– Aproveitamos o facto desta ser a última edição deste ano para agradecer a todas as empresas e leitores, das mais pequenas às maiores, que nos ajudaram e contribuíram para tornar a TURBO OFICINA cada vez melhor. Queremos ir ao encontro das necessidades do setor e para isso teremos novidades importantes no próximo ano. Em nome de toda a equipa da TURBO OFICINA e TURBO OFICINA PESADOS quero desejar a todos os nossos leitores um Feliz Natal mas, sobretudo, um ano de 2014 cheio de novidades e sucessos.

Partilhar