Vieira & Freitas. Quatro anos como PME Excelência


Data: 5 Fevereiro, 2014

Com mais de 30 anos no mercado a Vieira & Freitas, Lda é uma referência nacional no mercado de peças e acessórios para automóveis. Assumindo desde sempre a especialização em acessórios e peças de reparação eléctrica automóvel, que continuam a ser uma das mais fortes componentes de negócio desta empresa, a Vieira & Freitas distingue-se hoje como um dos principais fornecedores de componentes electrónicos nomeadamente de gestão de motor e mecatrónica.

Esta empresa tem vindo a ser classificada como PME líder desde há vários anos consecutivos, desde 2010 passou a fazer parte dum núcleo restrito de PME Excelência tendo sido classificada mais uma vez com esse estatuto em 2013.

Este estatuto, só vem confirmar que a qualidade de gestão da empresa que assume como factores mais importantes, a rentabilidade do negócio e a principalmente responsabilidade social da empresa, perante os seus colaboradores e toda a sociedade.

Estas distinções devem-se principalmente aos seus colaboradores, e por isso, a maior prioridade desta empresa é a satisfação pessoal e profissional de toda a equipa, sendo por essa mesma razão, que na Vieira & Freitas todos os anos se distribuem lucros a todos os colaboradores, e para além disso, muito recentemente, para minorar a crise, foi atribuído um subsídio a todos, pelo nascimento de um filho, é pago um valor complemento familiar a cada colaborador com o cônjuge. Desempregado, e todos tem seguro de doença.

No que se refere á responsabilidade com a comunidade, e também conscientes da crise actual., a empresa, neste passado Natal, a exemplo dos últimos 4 anos, em vez do habitual brinde no final do ano aos clientes, juntou o valor habitualmente gasto e foram comprados e distribuídas por associações locais mais de 2 toneladas de alimentos.

“Enquanto conseguirmos ser competitivos e rentáveis, toda a sociedade em que nos inserimos beneficiará, contudo, neste mercado algumas sombras se abatem, nomeadamente concorrências desleais, falta de fiscalização do mercado, e legislação sobre peças usadas aplicadas em veículos que é um dos grandes problemas do sector automóvel actualmente. Muitas das empresas que gerem os Veículos em Fim de Vida (que o estado financiou) colocam as peças provenientes do desmantelamento dos referidos veículos novamente no mercado sem qualquer controle de qualidade, sem estarem devidamente recicladas, recondicionadas e testadas, e principalmente sem controle fiscal.”

A Vieira & Freitas pertence a um grupo de empresas dedicadas às peças, do qual fazem parte a PPT Peças Auto de Braga, Lda, e PPT Distribuição Lda, em Braga, a Gastão & Paulo Peças Auto, Lda em Guimarães, a Rodanor, Lda em Barcelos e a Descontódromo, Lda em Paredes.

Partilhar