ValorPneu visita 4100 oficinas

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Janeiro, 2019

Oficinas, estações de serviço, lojas especializadas e desmanteladores são algumas das empresas que vão ser recordadas sobre as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) durante o Circuito de Portugal 2019 ValorPneu

Estará nas estradas ao longo dos próximos meses uma iniciativa da ValorPneu que pretende sensibilizar os detentores de pneus usados para as boas práticas na recuperação e encaminhamento dos pneumáticos recolhidos. Serão mais de 4100 locais, entre oficinas, estações de serviço, lojas especializadas e desmanteladores, que vão ser visitados nos próximos seis meses por onze promotores formados para recordar os seis passos essenciais no SGPU, que lhe explicamos nas imagens seguintes.

1. Discriminar na fatura o valor correspondente ao Ecovalor
2. Retomar os pneus usados sem encargos para o detentor
3. Armazenar em superfície impermeável, em separado de outros resíduos
4. Transportar pneus com e-GAR até aos centros de receção
5. Preencher a ficha e entregar pneus separados por tipologia no centro de receção
6. Guardar o certificado de receção durante cinco anos

Como Climénia Silva, Diretora Geral da ValorPneu, recordou no lançamento da iniciativa, a “estrela” do Circuito de Portugal 2019 ValorPneu é um percurso criado para sensibilizar, de forma mais divertida, os detentores de pneus usados. Com um pneu que é guiado graças a um telecomando, os funcionários dos locais visitados vão percorrer os vários passos do SGPU, ficando assim com uma recordação mais interativa sobre os procedimentos a adoptar. Além disso, vai ser realizado um inquérito aos funcionários, sendo ainda oferecido um par de luvas para manusear os pneus usados e afixados cartazes referentes ao SGPU. Além disso, é deixado nos locais um conjunto de panfletos para que os condutores possam saber quais o encaminhamento, como reciclagem ou recauchutagem, quando deixam os seus pneumáticos usados numa das empresas que segue o SGPU.

Como referido, durante este Circuito de Portugal ValorPneu 2019 será feito um inquérito às várias empresas visitadas. E serão perto de 770 por cada mês, numa viagem que levará os promotores por todos os distritos do país, em viaturas caracterizadas com a identidade visual desta iniciativa. O arranque foi já dado, nas zonas de Lisboa, Porto, braga, Bragança, Faro e Leiria. Os dados recolhidos serão posteriormente usados para realizar um estudo nacional, onde se pretende saber como estão a ser seguidos os vários passos do SGPU e, a partir daí, tentar melhorar ainda mais um processo onde Portugal já é referência a nível europeu. E, dada a extensa abrangência deste estudo, será possível recolher dados não apenas a nível nacional mas também conhecer diferenças entre as várias regiões e os diferentes tipos de empresas que integram o SGPU.

Partilhar