Valorpneu. Já valorizou um milhão de toneladas de pneus usados


Data: 30 Maio, 2014

Um milhão de toneladas de pneus usados já foram recolhidos e valorizados pelo Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) gerido pela Valorpneu, desde 2003, ano em que o sistema foi implementado.

Ao organizar e gerir o sistema de recolha e encaminhamento dos pneus usados através do SGPU, a Valorpneu estimula a melhoria do desempenho ambiental de todos os intervenientes no ciclo de vida dos pneus. Utiliza uma rede de 49 pontos de recolha, distribuídos ao longo do território nacional e das regiões autónomas, para o armazenamento temporário dos pneus em fim de vida, e para o seu encaminhamento e destino final uma rede de 23 operadores de transporte, 29 recauchutadores e de 8 valorizadores, que incluem 3 instalações de reciclagem.

Através do SGPU, a Valorpneu recolhe e valoriza 100% dos pneus usados gerados em Portugal, garantindo-lhes o destino correto e maximizando as quantidades recuperadas. Entre 2003 e final de abril de 2014 do um milhão de toneladas de pneus que passaram no SGPU, 21,5% foram recauchutados, 47,3% reciclados e 29,2% valorizados energeticamente.

Pela reciclagem de pneus é obtido o granulado de borracha utilizado no enchimento dos campos de relva sintética, nas misturas betuminosas com borracha, nos pavimentos de parques infantis, na indústria de isolamentos e de artefactos de borracha, entre outros.

A gestão de pneus usados no âmbito do SGPU contribui para o desenvolvimento nas três vertentes da sustentabilidade: ambiente, economia e sociedade. A avaliação recentemente efetuada ao sistema concluiu que o balanço é bastante positivo, tendo sido em média anualmente evitada, por tonelada de pneu gerido, a emissão de cerca de 1.560 kg CO2-eq de gases com efeito estufa e o consumo de 46,5 GJ de energia. Os gases com efeito estufa evitados durante os anos de atividade do SGPU equivalem às emissões de 589.000 automóveis a circular ininterruptamente durante um ano. O sistema contribui ainda com 78 milhões de euros por ano para a riqueza nacional (VAB) e gerou quase 2.000 postos de trabalho, dos quais 970 diretos e 1013 indiretos ou induzidos.

Desta forma, as atividades desenvolvidas pela Valorpneu enquadram-se por excelência no conceito da Economia Verde. A par de contribuírem para a redução significativa dos riscos ambientais, alavancam a criação de emprego e geram riqueza.

Partilhar