Uniroyal. Novo pneu RainExpert 3 aposta na tecnologia


Data: 13 Outubro, 2014

O RainExpert 3 foi desenvolvido com o intuito de obter um melhor desempenho em piso molhado, melhorando a travagem e mantendo o nível mínimo de aquaplanagem. A fim de resolver este conflito, o RainExpert 3 apresenta um padrão assimétrico do piso com um composto otimizado para a aderência em piso molhado, de forma a melhorar a travagem nessas condições.

A tecnologia de pele de tubarão é utilizada como compensação. Esta tecnologia possuiu uma estrutura de sulcos otimizada e AquaSipes, que é utilizada para manter o nível de aquaplanagem.

O novo pneu apresentado pela Uniroyal apresenta também uma evolução do desempenho em pisos secos, que permite melhorar a travagem e não origina nenhum efeito negativo no desempenho da travagem em piso molhado.

Para que estas características fossem possíveis, o RainExpert 3 recorreu à nova geração de padrões assimétricos do piso, que combinam as vantagens da assimetria clássica (comportamento em piso seco) com as dos padrões que otimizam o fluxo (aquaplanagem).

A distribuição otimizada da rigidez dos blocos através da redução da inclinação dos blocos e consequente otimização da área do pneu em contacto com o solo, bem como recurso ao Rain Tyre Compound (RTC) – cadeias de polímeros que reduzem as perdas de atrito – o novo Uniroyal RainExpert3 garante distâncias de travagem curta em piso seco e baixa resistência ao rolamento.

O RainExpert 3 apresenta igualmente uma redução do desgaste, da perceção subjetiva do ruído e da resistência ao rolamento sem nenhum efeito negativo no desempenho em piso molhado. Estas características são asseguradas, mais uma vez, pelo padrão assimétrico do piso, que melhora as condições de desgaste e ruído. Ao mesmo tempo, o nível de aquaplanagem é mantido graças à estrutura de sulcos que otimizam o fluxo, a tecnologia de pele de tubarão e as AquaSipes. Além disso, o composto do pneu de chuva reduz a resistência ao rolamento sem produzir nenhum efeito negativo nas propriedades de travagem em piso molhado ou seco.

A nova geração da tecnologia do padrão assimétrico do RainExpert 3 permite um deslocamento volumétrico mais rápido, graças ao fluxo livre da água e da tecnologia pele de tubarão. Estas características possibilitam uma prevenção mais elevada da aquaplanagem.

O ombro exterior mais largo com elevada rigidez lateral proporciona uma elevada aderência em curva e a rigidez uniforme dos blocos do padrão do piso permitem um baixo ruído interior ao longo da vida útil do pneu.

A produção deste novo pneu tem início no final deste mês e a gama de medidas vai estar completa no primeiro trimestre do próximo ano.

 

Partilhar