Uma relação nem sempre fácil


Data: 4 Agosto, 2014

A relação entre seguradoras e oficinas nem sempre foi fácil. Continua, em alguns casos, a não ser. Mas os últimos anos mostraram uma aproximação cada vez maior e a crise fez também com que as oficinas ficassem mais dependentes das seguradoras e de fazer parte da suas redes e parceiros, que garantem mais trabalho e, essencialmente, mais negócio. O dilema, muitas vezes, é que as oficinas vêem-se obrigadas a fazer investimentos para pertencerem a essas redes: em formação, em recursos humanos e equipamentos, além de precisarem cada vez mais de investir também na requalificação e melhoramento das suas instalações e até na disponibilidade de carros de cortesia para os clientes que chegam através das seguradoras.

Isso, associado à procura das seguradoras por uma relação preço /qualidade ótima, com uma diminuição das margens para a oficina, coloca importantes desafios às oficinas. Em especial o desafio de perceberem o seu próprio negócio, de o estudarem e de apostarem forte na gestão. As seguradoras estão abertas a ouvir e só um gestor de oficina bem informado é capaz de rebater argumentos, de conseguir melhores condições e de defender o seu ponto de vista. É esta relação que, através da profissionalização das oficinas e também da especialização das seguradoras com departamentos auto melhor preparados e mais próximos no terreno, está a dar cada vez mais frutos, com produtos específicos para garantir mais negócio às oficinas, mesmo que o preço a paga r seja abdicar de alguma margem de lucro. Hoje, mais do que nunca, é preciso perceber que as oficinas precisam tanto das seguradoras como as seguradoras das oficinas. É importante caminhar num sentido em que ambas saiam a ganhar desta relação.

Certamente já ouviu falar no Dia do Aftermarket. Será o grande evento da Turbo Oficina e algo inédito na aftermarket em Portugal. Estamos a trabalhar afincadamente nisso e depois de ouvirmos vários parceiros chegamos, em conjunto, à conclusão que o melhor para dar ao evento a visibilidade que ele precisa e merece seria adiar por alguns meses o Dia do Aftermarket. Isto porque serão muitos os eventos do setor a acontecer com poucas semanas de intervalo, entre eventos públicos e outros privados das marcas. Pedimos-lhe que partilhe connosco o nosso entusiasmo mas aguarde mais uns meses. Em breve anunciaremos a nova data, que será no primeiro semestre de 2015 e, até lá, vamos continuar a promover o evento junto das oficinas, o nosso público-alvo. Até lá somos media partners da Expomecânica, que terá lugar no primeiro fim-de-semana de outubro, na Exponor, no Porto. Estamos a preparar uma presença marcante.

Entretanto, se for o caso, aproveite as férias para retemperar forças para mais um ano desafiante.

Partilhar