UE certifica tecnologia LED da Audi como eco inovação


Data: 12 Abril, 2013

A tecnologia de faróis LED da Audi melhora significativamente a economia de combustível. Razão pela qual a Comissão Europeia certificou agora esta tecnologia.

Os sistemas de iluminação possuem um efeito intenso na economia de combustível de um automóvel. As convencionais unidades de halogéneo, por exemplo, consomem mais de 135 watt de potência no modo “médios”. Em comparação, os faróis LED da Audi, desenvolvidos pela Hella, operam com uma eficiência energética significativamente melhor: os “médios” apenas consomem cerca de 80 watt.

A Comissão Europeia mediu as poupanças de combustível alcançadas pelos faróis LED da Audi. Foram testados os faróis nos modos médios e máximos e também as luzes de matrícula, através de um dinamómetro. Nos 10 ciclos NEDC (New European Driving Cycle) em que o Audi A6 foi testado, a poupança de CO2 foi superior a 1 g/km. Tal resultado levou a Comissão Europeia a considerar oficialmente os faróis LED como uma tecnologia inovadora para a redução das emissões de CO2. A Audi é o primeiro construtor automóvel a ser certificado com esta tecnologia.

As luzes diurnas LED foram estreadas no Audi A8 W12 em 2004. Depois, em 2008, o superdesportivo R8 tornou-se no primeiro veículo a ser equipado totalmente com a tecnologia LED. Este inovador e tecnologicamente avançado sistema de iluminação está disponível em cinco modelos da marca dos quatro anéis: R8, A8, A6, A7 Sportback e A3.

A Audi projeta os faróis LED de uma forma muito diferente para cada modelo. No A8, por exemplo, são utilizados 76 díodos emissores de luz, por unidade. No Audi A3, são 19 LED’s a operar em cada farol dianteiro para produzir as luzes de “médios” e de “máximos”, complementados pelo módulo “all-weather”, luzes adicionais de viragem, luzes diurnas, luzes laterais e intermitentes. Além de melhorar a eficiência energética, os faróis de LED também beneficiam a segurança e conforto de condução. O espetro que é emitido por esta fonte de luz à temperatura de 5.500 Kelvin, é semelhante ao espetro de luz emitido pelo sol, garantindo uma luz branca, muito brilhante e uniforme, minimizando a fadiga ocular. Os LED’s estão isentos de manutenção e foram desenhados para durar toda a vida útil do veículo.

Partilhar