TRW. Primeiro óleo de travões para todas as temperaturas de travagem


Data: 11 Julho, 2014

A TRW está a levar os óleos de travões para outro patamar com a introdução do ‘TRW Ultra DOT 5.1 ESP’. Com um pensamento global avançado, a TRW oferece o primeiro óleo de travões cientificamente projetado para todas as temperaturas; capaz de satisfazer as mais recentes necessidades de uma tecnologia de travagem complexa (ESP).

“Com este óleo de travões estamos a pensar em todos os sistemas, em todos os extremos de temperaturas e em todo o parque de veículos global”, explicou a Gestora de Produto de Travões de Tambor e de Componentes Hidráulicos da TRW, Barbara Koerfer.

“As suas propriedades de viscosidade únicas excedem todas as outras existentes no mercado que apenas podem ser categorizadas como DOT 5.1, tornando este produto adequado de A-Z – da Antártida ao Zimbábue.”

Barbara acrescentou: “Sem qualquer reciclagem, o TRW Ultra DOT 5.1 ESP tem um ponto de ebulição húmido (WBP) superior a todos os óleos normais do mercado e mantém a sua viscosidade baixa, mesmo em temperaturas extremamente baixas. Isto significa que consegue reagir mais rapidamente, independentemente das condições, fornecendo uma maior margem de segurança para os sistemas de travagem.”

O óleo de travões é higroscópico, o que significa que absorve a humidade da atmosfera. À medida que a humidade é absorvida, o ponto de ebulição baixa. Em dada altura, o ponto de ebulição pode descer abaixo dos 170 °C, o que torna as condições de condução inseguras.

Sob condições de travagem prolongadas e exigentes, o calor da ação de travagem pode repentinamente vaporizar o óleo. Ao contrário de um líquido, o vapor é compressível e a vaporização do óleo pode resultar numa perda total dos travões. Para além disso, a humidade também corrói peças cuja substituição é dispendiosa, como por exemplo, o sistema ABS. O óleo dos travões contaminado pode ter um efeito prejudicial em peças complementares do sistema, tais como, o cilindro principal.

“Os veículos estão cada vez mais complexos e muitos estão equipados com sistemas de condução dinâmica, incluindo programas eletrónicos de estabilidade (ESP),” explicou Barbara. “A tecnologia ESP exige que o óleo dos travões reaja mais rapidamente aos sensores do sistema para evitar a derrapagem e maximizar a funcionalidade do sistema.”

Os sistemas ESP combinam os travões anti bloqueio (ABS) e o controlo de tração com uma função de controlo da estabilidade lateral. Se o veículo detetar uma potencial perda de controlo, o ESP aplica automaticamente pressão de travagem à(s) roda(s) apropriada(s) e, se necessário, corta o acelerador do motor para voltar a colocar o veículo na trajetória pretendida pelo condutor. Como o ESP mede o tempo em milissegundos (quanto mais rápido o sistema modula a pressão, menor a distância de travagem) o TRW Ultra DOT 5.1 ESP é o óleo ideal, uma vez que reduz o risco latente de uma distância de paragem maior e uma perda de controlo do veículo.

Para além disso, as unidades hidráulicas do ABS contêm orifícios muito pequenos (muitas vezes menores do que 0,1mm) que orientam o óleo dos travões para as válvulas e as bombas. O TRW Ultra DOT 5.1 ESP foi especificamente concebido com baixa viscosidade, fornecendo as melhores propriedades de fluxo para estes sistemas, especialmente em condições de frio.

O óleo dos travões contaminado é a principal causa de falhas de travões. Este influencia diretamente a vida útil dos componentes no sistema de travagem e indiretamente, a sensação do pedal e a taxa de desgaste dos vedantes. A TRW recomenda que o óleo dos travões seja testado todos os anos e trocado pelo menos a cada dois anos (todos os anos para os sistemas onde o DOT 3 é utilizado).

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