Toyota. Mantém liderança do mercado automóvel mundial


Data: 2 Fevereiro, 2015

Tanto os nipónicos como os seus rivais do grupo Volkswagen superaram a barreira dos 10 milhões de automóveis comercializados, mas a Toyota continua a ocupar o primeiro lugar mundial no setor.

Com um total de 10,23 milhões de viaturas transacionadas ao longo do último ano a Toyota manteve o primeiro lugar do mercado automóvel mundial, superando o registo de 10,14 milhões de veículos comercializados pelo Grupo Volkswagen. Ambas ultrapassaram, pela primeira vez na história da indústria automóvel, a barreira dos 10 milhões de unidades vendidas em apenas um ano, enquanto a terceira classificada deste ranking, a General Motors (com um total de 9,92 milhões de automóveis comercializados), ficou também bastante perto de atingir este valor.

Depois de em 2011 a GM ter sido ficado com o primeiro lugar desta estatística, no ano em que o Japão foi assolado pelo terramoto e tsunami que levaram, por exemplo, ao desastre nuclear de Fukushima, a Toyota recuperou a liderança nas últimas análises. Em 2013 o emblema liderado por Akio Toyoda comercializou um total de 9,98 milhões de automóveis, tendo no último ano visto o seu registo crescer 3%, ainda assim abaixo do aumento de 4,2% dos seus rivais germânicos em 2014. O CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winkerton, não esconde que o objetivo é assumir a liderança do mercado automóvel global e havia perspetivado que tal seria possível com um total de 10 milhões de viaturas comercializadas em 2018. No entanto, como as estatísticas comprovam, a VW superou largamente o seu próprio prazo e, caso mantenha o ritmo de crescimento superior ao apresentado pela Toyota, poderá ocupar o primeiro lugar mais cedo do que esperava.

Partilhar