Texa. Soluções para o sistema TPMS


Data: 11 Fevereiro, 2015

A Texa disponibiliza ao mercado duas soluções, uma mais básica e outra topo de gama, que faz uso do AXONE S.

Desde o início de novembro de 2014 todos os veículos destinados ao transporte de passageiros têm que montar de série, por legislação europeia, o sistema TPMS (Tyre Pressure Monitoring System). Na esmagadora maioria dos casos este sistema de monitorização da pressão dos pneus conta com um sensor sobre as válvulas de cada pneu, sendo que cada um mede a pressão, a temperatura e o movimento, alimentados por uma mini bateria de lítio conectada via rádio à centralina do veículo.

A Texa oferece duas soluções para este sistema: uma clássica com o instrumento TPS e uma “plus” que prevê o uso do AXONE S na modalidade TPS, capaz de intervir em caso de avarias do sistema ou no caso de acender a luz de alerta no painel de instrumentos, mas também em todas as operações relacionadas com pneus (rotação, substituição) e em geral o serviço que garantem diariamente.

TPS

O Texa TPS (Tyre Pressure Service) é o instrumento base que a Texa propõe para as operações relacionadas com os pneus, e caracteriza-se por uma elevada cobertura de marcas e modelos. O seu funcionamento é muito simples: uma vez configurado com as definições do veículo, o TPS dialoga com o sensor de cada válvula. Quando é colocado mais perto é capaz de ativar o sensor no modo stand-by, verificando depois a eficiência e visualizando sobre o próprio display integrado a pressão, a temperatura e a carga da bateria, além do código identificativo e de todas as demais informações de diagnóstico previstas pelo construtor. Em caso de substituição da válvula por uma universal, a solução TPS é capaz de programá-la, atribuindo-lhe o mesmo código identificativo do anterior, assim como restabelecer a ligação com o recetor ou a centralina do veículo.

AXONE S TPS

O AXONE S com software e chave TPS é a solução que permite ligar-se não só ao sistema de válvulas TPMS, mas também à ficha OBD, de forma a que, quando necessário, efetuar também a reprogramação da centralina que gere os pneus. Em muitos veículos, sobretudo os mais recentes, como consequência das operações de substituição dos pneus, rotação verão/inverno e troca de pneus em cada eixo, troca por avaria do sensor, é necessário proceder à reprogramação da centralina eletrónica de referência.

O AXONE S TPS representa o mais avançado sistema no mercado, garante a Texa, oferecendo à oficina a oportunidade de realizar qualquer intervenção relacionada com os pneus sob qualquer tipo de configuração técnica definida pelo construtor. A facilidade de uso é garantida pelo sistema operativo Android, que dá suporte passo a passo, permitindo uma rápida exploração dos diversos menus.

Entre as vantagens deste instrumento encontram-se também a solides, a robustez e o generoso ecrã a cores de 5 polegadas, perfeito para visualizar todas as operações sem dificuldade. Graças ao facto da sua concepção Multiutility, é possível aumentar as funções do AXONE S, acrescentando os suplementos TPS, FAST-FIT, DIAGNOSIS ou alguma outra extensão que surge em breve.

Partilhar