Spies Hecker – Confiança da Mercedes-AMG Petronas Motorsport


Data: 2 Outubro, 2017

A Spies Hecker é a fornecedora oficial de tintas da Mercedes-AMG Petronas Motorsport, que utiliza vários produtos desta marca da Axalta Coating Systems nos monolugares de Fórmula 1 desta equipa.

Na sua sede em Brackley, no Reino Unido, a equipa de pintura da Mercedes-AMG Petronas Motorsport recorre a vários produtos da Spies Hecker para decorar os seus carros de Fórmula 1. Os técnicos da equipa começam por aplicar o Primer de Lavagem 4075 Priomat, seguindo-se o Primário 5340 Permasolid HS Vario, que tem um elevado teor de sólidos, ou o Primário Aparelho 5320 Permasolid HS Performance, de secagem rápida. Quando as superfícies estão preparadas é aplicada a Base 480 Permahyd Hi-TEC. Se as condições meteorológicas forem mais adversas, a equipa recorre ao Verniz 8800 HS Speed nas peças que têm de fazer e secar mais rapidamente. Se o tempo estiver mais quente e seco, a equipa recorre ao Verniz 8650 Permasolid HS Optimum Plus.

Após cada Grande Prémio de Fórmula 1, os componentes dos carros são enviados para Brackley para serem inspecionados, sendo sujeitos a uma sequência rigorosa de rastreio, testes e raio-x, para garantir que não existem danos ou desgaste que possam afetar o monolugar na próxima prova. Se os componentes passarem esse procedimento são em seguida enviados para a Paint Shop. Em alguns casos, aquela equipa, constituída por 16 pessoas, tem apenas três dias para preparar os componentes, para que os veículos sejam montados na segunda-feira seguinte e possam ser reenviados a tempo para a corrida do fim de semana seguinte.

“São necessárias cerca de 14 horas para pintar a asa dianteira, que é o componente que exige mais tempo”, afirma Andrew Moody, responsável pelo departamento de pintura e grafismo da Mercedes-AMG Petronas Motorsport. “A fiabilidade que a Spies Hecker proporciona durante a temporada é exclentye, mas é a velocidade dos seus produtos que é particularmente fundamental porque não temos tempo para aceitar nada que não seja totalmente perfeito”.

A pressão do tempo resposta não é o único desafio que Andrew Moody e a sua equipa têm de lidar entre as corridas, uma vez que a forma de alguns componentes também muda. ““A forma do carro muda constantemente. Algumas pistas de corrida exigem uma configuração com uma força descendente elevada, enquanto outras requerem uma força descendente média ou baixa. Por isso, temos de adaptar sempre os componentes com uma forma diferente”, refere o responsável. “Antes de algumas corridas, a equipa pode introduzir igualmente atualizações na aerodinâmica, e independentemente de serem pequenas ou grandes, também aumentarão a pressão em termos de tempo e representam os mesmos desafios para a minha equipa”.

Além disso, essas mudanças influenciam as cores que têm de ter uma aparência idêntica em todas as corridas. “O logótipo de um parceiro não pode parecer mais pequeno só porque o tamanho de um componente mudou e assim, temos de ter tudo isto em conta num período de tempo muito curto”, acrescentou Andrew Moody.

Para complicar ainda mais, as linhas, faixas e efeitos de brilho das cores complexas estão presentes em vários componentes. As cores dos carros Siver Arrowns de 2017 incluem 13 cores, sendo que nenhuma delas está disponível comercialmente. Existem cinco tons de verde, três tons de azul, quatro tons de cinzento grafite e a cor principal chamada Stirling Silver em homenagem a Sir Stirling Moss que conduziu para a Mercedes em 1955.

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