Solaris – Urbino Electric eleito “Autocarro Urbano do Ano 2017”


Data: 22 Agosto, 2016

Solaris Urbino Electric ganhou o prémio de “Autocarro Urbano do Ano 2017”, após a realização de testes exaustivos por membros da imprensa especializada europeia.

O Solaris Urbino Electric foi eleito “Autocarro Urbano do Ano 2017” por um júri constituído por 20 jornalistas da imprensa especializada europeia, após a realização de testes na cidade de Bruxelas entre os dias 30 de maio e 3 de junho. O prémio foi atribuído pela primeira vez a um fabricante polaco e a um autocarro elétrico. No teste participaram cinco marcas de autocarros: Ebusco, Irizar, Van Hool, Solaris e Mercedes-Benz. A quatro primeiras marcas entraram na competição com autocarros elétricos, enquanto a Mercedes-Benz optou por um autocarro GNC.

O Solaris Urbino Electric do teste estava equipado com baterias de 240 kWh. O veículo contava com dois sistemas de carregamento: pantógrafo para utilização nas paragens e uma tomada para carregamento nas estações de recolha. Nesta competição, o autocarro foi abastecido com um carregador de nova geração com uma potência de 80 kW, que foi concebido e fornecido pela Ekoenergetyka-Polska.

Ao longo dos vários dias de testes rigorosos, os membros do júri avaliaram parâmetros como a aceleração, distância de paragem, vibrações e nível de ruído, assim como impressões subjetivas, tais como a aceleração, uma vez que os jurados assumiram os papéis de condutores e passageiros.

A entrega oficial do prémio irá decorrer no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, em final setembro.

Partilhar