Solaris. Urbino 12 em Paris


Data: 3 Dezembro, 2015

A RATP, empresa de transportes urbanos de Paris, está a testar um novo modelo de autocarro elétrico, o Urbino 12, no âmbito do seu projeto de ter uma frota livre de emissões até 2025.

O novo autocarro elétrico da Solaris, o Urbino 12, acaba de ser o eleito pela RATP (empresa municipal de transportes de Paris) para um teste de operacionalidade de dois meses na capital francesa, o que vem no seguimento do projeto da empresa gaulesa de ter uma frota sem emissões poluentes até 2025.

O modelo elétrico agora ao serviço da cidade de Paris baseia-se no Urbino apresentado no Salão de Hannover em setembro de 2014, com uma engenharia completamente reformulada. Apesar de ser mais leve, é mais robusto, não tendo, no entanto, abandonado o material não corrosivo antes utilizado na sua construção. Está equipado com uma bateria de 240 kWh e com um sistema plug-in de carregamento.

Para o animar foi usado o novo eixo de tração da ZF, o AVE 130, no qual existem dois motores elétricos independents montados junto às rodas. Tal diminui o peso do conjunto, ao mesmo tempo que aumenta o espaço interior.

Partilhar