Skoda já usa robot autónomo OMRON


Data: 21 Janeiro, 2019

Menos perigo de lesões laborais e aumento da eficiência na produção são algumas das vantagens proporcionadas pelo robot autónomo OMRON

Está já a trabalhar sem qualquer restrição nas instalações da Skoda em Vrchlabi um robot autónomo OMRON, que é uma das faces mais visíveis da revolução em curso no fabricante checo. Ele demonstra a intenção da digitalização do processo de produção, uma das maiores iniciativas da Estratégia 2025, que integra também a eletrificação, expansão no mercado e comercialização de serviços de mobilidade. Este robot autónomo vai ajudar a empresa de duas formas, otimizando a produção e também reduzindo o perigo de acidentes laborais.

Mais eficácia

O robot de transporte autónomo LD da OMRON consegue carregar até 130kg de carga em cada viagem. Ao contrário dos meios de transporte alternativos, ele não necessita seguir guias no chão ou qualquer outro tipo de indicação, pois basta que seja guiado uma vez pelo trajeto (com apoio de um joystick ou de um tablet) para ficar a conhecer a rota. Além disso, este é um meio de transporte inteligente e autodidata. Isso dá-lhe a capacidade, caso tenha de se desviar de algum perigo, de reprogramar sozinho a rota até ao seu destino para a máxima eficácia.

 

Mais segurança

O robot autónomo OMRON vem equipado com sensores e lasers, que lhe garantem viagens sem problemas. São eles que vão inspecionar em permanência o ambiente em redor do robot LD, evitando que embata em obstáculos físicos no caminho. E também que, se algum humano ou outro meio de transporte se cruzar com o seu trajeto, que ele consegue travar sozinho ou mesmo fazer manobras evasivas sem qualquer intervenção exterior.

 

Mais autonomia

Com capacidade para percorrer qualquer caminho ao longo dos 16.000m2 de Vrchlabi, o robot autónomo OMRON passou inicialmente por uma fase de testes. Mas, pelas garantias que ofereceu, está já a ser usado com regularidade e sem restrições desde o último Verão, fazendo 120 percursos e cerca de 35 quilómetros diariamente. O responsável de logística e produção da Skoda, Michael Oeljklaus, explica que “a utilização do primeiro robot totalmente autónomo em Vrchlabi foi uma decisão tomada com toda a consciência. Com ele sublinhamos novamente a importância da fábrica como enclave ultramoderno”. Ultramoderno e sem acidentes, uma das maiores vantagens deste robot autónomo…

Partilhar