Segurança – 19 novos sistemas até 2020


Data: 22 Dezembro, 2016

A União Europeia pretende tornar obrigatórios 19 novos sistemas de segurança nos automóveis. O objetivo é reduzir a sinistralidade.

A União Europeia revelou um relatório onde, além de fazer o balanço dos dados da sinistralidade rodoviária fatal nas estradas dos países da comunidade, também apresenta um conjunto de 19 tecnologias que deseja que sejam obrigatórias para todos os novos automóveis até 2020. Além dos sistemas de segurança ativos e passivos para os ligeiros, esta lista inclui também outras inovações destinadas tanto aos veículos pesados como à salvaguarda dos peões e ciclistas, sendo destacado o facto de muitos dos sistemas estarem já presentes em várias viaturas, bastando apenas torná-los obrigatórios.

Da lista elaborada pela União Europeia fazem parte, por exemplo, os sistemas de monitorização da pressão dos pneus, a travagem de emergência (e as luzes intermitentes para aviso dos outros automobilistas), os adaptadores inteligentes de velocidade e sistemas de monitorização do cansaço. Mas o sistema mais curioso é certamente aquele que se refere aos dispositivos de bloqueio da ignição em caso de ingestão de álcool em níveis acima do permitido por lei.

Abaixo encontra a lista de inovações de segurança que visa reduzir o número de mortes nas estradas europeias para 15 000 casos até 2020.

 

Segurança Ativa

Travagem automática de emergência;

Adaptação inteligente da velocidade;

Assistência à manutenção na faixa de rodagem;

Controlo da sonolência e distração do condutor.

 

Segurança Passiva

Indicador de travagem de emergência (luzes de travagem intermitentes);

Avisador de cinto de segurança;

Ensaios de colisão frontal;

Ensaios de colisão lateral;

Ensaios de colisão traseira;

Normalização das interfaces dos dispositivos de bloqueio da ignição em caso de ingestão de álcool;

Equipamento de registo de dados de colisões;

Controlo da pressão dos pneus.

 

Camiões e Autocarros

Conceção frontal e visão direta;

Proteção à retaguarda contra o encaixe dos camiões e reboques (para-choques traseiro);

Proteção lateral (guardas laterais);

Proteção contra incêndio dos autocarros.

 

Peões e Ciclistas

Deteção de peões e ciclistas (ligada aos sistemas de travagem automática de emergência);

Proteção contra o impacto de cabeça nos montantes A e no para-brisas;

Deteção, em marcha-atrás, de pessoas que se encontrem atrás dos veículos.

 

Com: Nuno Fatela

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