Schaeffler. Novas etiquetas de segurança contra a pirataria


Data: 7 Janeiro, 2015

O Schaeffler Automotive Aftermarket está a introduzir, em grande escala, novas etiquetas de segurança nas suas embalagens de produtos da marca LuK, INA, FAG e Ruville.

Graças a vários elementos de segurança na etiqueta do artigo, entre estes um código Data Matrix, parceiros comerciais e oficinas podem agora verificar com fiabilidade, se se trata de uma embalagem original dos especialistas do Aftermarket ou de uma falsificação.

Progressivamente, todas as embalagens de produtos do Schaeffler Automotive Aftermarket serão equipadas com esta tecnologia. A nova medida de segurança é acompanhada pela iniciativa “Manufacturers Against Product Piracy” (MAPP- fabricantes contra a pirataria de produtos), à qual, para
além do Schaeffler Automotive Aftermarket, se juntaram outros membros de renome da Associação de Fornecedores da Indústria Automóvel Europeia (CLEPA).

O objectivo da iniciativa é sensibilizar os operadores no mercado para os temas da pirataria de produtos e de marcas e informá-los sobre a identificação inequívoca de peças originais. O código Data Matrix, aplicado nas embalagens do Automotive Aftermarket, baseia-se numa recomendação de codificação elaborada pela CLEPA.

Uma identificação clara é assegurada por um sistema de segurança de vários níveis – composto pelo código Data Matrix e por um elemento de segurança óptico. Aqui, um processo especial de codificação impede que falsificadores criem, eles próprios, códigos válidos. A detecção desta marcação é efectuada, automaticamente, através de uma leitura, p.ex. por smartphone. No espaço de poucos segundos é determinado o resultado da verificação de dados.

Uma protecção adicional contra imitação é oferecida pela marcação óptica de segurança na etiqueta do artigo. Semelhante à impressão em notas bancárias, existem aqui elementos de segurança visíveis e ocultos – contudo, numa resolução cinco vezes superior. A combinação destes elementos de segurança, em conjunto com uma ligação clara aos dados registados no código Data Matrix, fornece informações fiáveis sobre a autenticidade.
Nos produtos do Schaeffler Automotive Aftermarket, cujas embalagens já possuem a nova etiqueta de segurança à prova de falsificação, incluem-se o volante bimassa (ZMS) LuK, o LuK RepSet® DMF, bem como todos os produtos para veículos comerciais das marcas LuK e FAG. Também quase toda a gama de componentes de motor e trem de rodagem da marca Ruville é já fornecida com a nova etiqueta de embalagem. Seguem-se progressivamente outros grupos de produtos.

Graças à nova etiqueta de segurança, que o Schaeffler Automotive Aftermarket está a introduzir, em grande escala, nas suas embalagens de artigos, parceiros comerciais e oficinas podem proceder, de forma rápida e fiável, a uma identificação inequívoca, entre outros, por smartphone.

Partilhar