Scania – Supermegacamião de 220 toneladas na Austrália


Data: 10 Agosto, 2016

Scania produziu o seu maior conjunto rodoviário de sempre, um R 730 V8 8×8, transformado em 10×8, que tem uma capacidade de carga até 220 toneladas.

O maior conjunto rodoviário de sempre da Scania está em operação na Austrália e resultou da conversão de um R 730 V8 8×8 numa configuração 10×8, pela inclusão de um eixo de apoio. O veículo está ao serviço do principal operador logístico do setor mineiro da Austrália, Qube Bulk, que o irá utilizar na sua frota Quad Road Train, em Pilbara. Estes são os veículos rodoviários mais longos daquele país e o novo Scania tem uma capacidade de carga até 220 toneladas.

Até agora, um camião standard Quad Road Train possui uma capacidade de carga de 175 toneladas ou 200 toneladas, de acordo com a nova norma Australian Performance. “Desenhamos este camião para nos dar a flexibilidade de tirar vantagem de outros aumentos da capacidade de carga”, afirma Todd Emmert, diretor da Qube Bulk. “Prevemos que, no future, seja possível aumentar para 220 toneladas”.

O novo camião será utilizado no transporte de minério de ferro dia e noite entre as várias minas e o terminal de Porto Hedland, na Austrália Ocidental. O veículo estará em operação 6,5 dias por semana. Uma viagem num sentido a partir de uma mina pode atingir 450 quilómetros, pelo que o camião da Scania poderá atingir um milhão de quilómetros nos primeiros três anos da sua vida útil.

A especificação do Scania CA8x8EHZ inclui uma distância entre-eixos de 4.700 mm e de 1.450 mm entre os bogies. Os eixos de redução ao cubo asseguram uma elevada tração, enquanto o quinto eixo foi colocado na traseira do veículo. O sistema de travagem é de tambores, sendo apoiado pelo sistema de controlo de tração, ABS/EBS. A suspensão é de molas de aço.

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