A caixa de velocidades automatizada Scania Opticruise passou a estar disponível nos camiões a gás da marca sueca.
A caixa de velocidades automatizada Scania Opticruise passou a estar disponível nos camiões da marca sueca equipados com o motor a gás de cinco cilindros e nove litros. Esta opção é proposta na gama atual de camiões com as cabinas das séries P e G, que estão vocacionadas para distribuição e longo curso, respetivamente. A configuração entre motores, caixas de velocidades e cabinas, para as mais diversas aplicações e serviços, é, segundo a Scania, determinada ao abrigo do diálogo entre o cliente e a marca. Os motores a gás da Scania cumprem a norma Euro 6, disponíveis em níveis de potência de 280 e 340 cv, e estão preparados para utilizarem GNL (gás natural liquefeito), GNC (gás natural comprimido), quer de origem fóssil ou renovável (biogás). A Scania propõe ainda várias opções de depósitos, adiantando que no caso do GNL é possível uma autonomia até 1100 quilómetros entre cada reabastecimento.
O motor a gás da Scania funciona com base no ciclo Otto, que inclui vela de ignição, injeção monoponto, conversor catalítico de três vias, turbocompressor com válvula de escape, 5 a 20% de recirculação dos gases de escape (EGR). A Scania adianta que o binário deste motor de cinco litros, de 1350 Nm entre as 1000 e as 1400 rpm ou de 1600 Nm entre as 1050 e as 1400 rpm, é semelhante aos motores diesel da marca, assim como aos motores da concorrência, com motorizações mais elevadas.
“Temos registado um aumento significativo da procura de camiões a gás, tanto nos países com as normas Euro 6, como nos países onde existe uma oferta abundante de gás natural”, afirma Magnus Hoglund, diretor de Soluções Sustentáveis da Scania. “A procura europeia é essencialmente motivada por considerações ambientais, em que as cidades, tal como os grandes compradores de transportes, ambicionam melhorar a qualidade do ar e reduzir a sua pegada de carbono. Mantemos diálogo com os decisores regionais e municipais, assim como os representantes das grandes cadeias alimentares retalhistas relativamente à redução do seu impacto ambiental,” acrescenta o responsável. “Até agora não era possível combinar os motores a gás com o Scania Opticruise e, portanto, os clientes podiam apenas optar entre caixas de velocidades manuais e caixas de velocidades totalmente automáticas. Estas duas alternativas mantêm-se disponíveis, mas contam com um fator que tornam esta solução mais atrativa, o Scania Opticruise, para o serviço de longo curso e distribuição”, refere Magnus Hoglund.