Renault Trucks – Optifuel Challenge 2017 em marcha


Data: 28 Março, 2017

A quarta edição do Optifuel Challenge está prestes a começar. As primeiras provas iniciam-se em abril e a final está agendada para outubro.

A quarta edição do Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica organizada pela Renault Trucks, está prestes a começar. No total, mais de 2500 condutores de todo o mundo vão competir, nos respetivos países, ao volante do Renault Trucks T Optifuel de 13 litros. O melhor condutor de cada país, o que consumir menos sem sacrificar a velocidade comercial, irá participar na grande final internacional em outubro de 2017. Em Portugal será a Galius, empresa do Grupo Nors, a responsável pela organização da competição.

Esta competição de condução ecológica tem premiado o melhor condutor ecológico do mundo a cada dois anos, desde 2012. Mais de 2500 condutores de 31 países irão competir ao volante de um Renault Trucks T. Um conjunto de 10 camiões Renault Trucks T480 Optifuel irão percorrer as estradas europeias a partir de abril de 2017. Depois de uma série de testes de pré-seleção, os melhores condutores ecológicos em cada país irão enfrentar-se nas finais nacionais. O melhor condutor ecológico de cada país irá então participar na grande final internacional do Optifuel Challenge em outubro de 2017.

Cada país que está a participar no Optifuel Challenge tem testes de pré-seleção. Os condutores participantes serão avaliados e classificados de acordo com os respetivos resultados Ecoscore, que são transmitidos no final de cada mês. A ferramenta Ecoscore avalia as habilidades de condução individuais e a utilização do camião, através de um algoritmo desenvolvido graças aos mais de 20 anos de experiência em condução ecológica da Renault Trucks. O sistema avalia a eficiência da condução com base em três critérios principais:
– Antecipação (utilização da inércia do veículo e do pedal do travão)
– Uso adequado do veículo (tempo passado na zona de eficiência)
– Tempo passado com o motor em marcha lenta

Em Portugal, a Galius vai organizar as provas de acordo com o seguinte calendário:
Dia 27 de Abril – Prova local nas instalações da Galius Vila do Conde
Dia 4 de Maio – Prova local nas instalações da Galius Santarém
Dia 11 de Maio – Final Nacional nas instalações da Galius Castanheira do Ribatejo
Outubro de 2017: A final internacional

Os melhores condutores ecológicos de cada um dos 31 países participantes na competição irão enfrentar-se na grande final internacional em outubro de 2017. A final será dividida em duas partes: primeiro, os participantes irão responder a um questionário que testa os respetivos conhecimentos em termos de condução ecológica; depois, farão um teste de condução em estrada aberta num camião Renault Trucks T Optifuel com a duração de cerca de 40 minutos. O vencedor será o condutor que consumir menos sem sacrificar a velocidade comercial.

Eis os 31 países participantes: Argélia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chile, Croácia, Espanha, Estónia, França, Finlândia, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Marrocos, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Suíça, Tunísia, Ucrânia.

Partilhar