Renault – Master ZE estreia-se em Bruxelas


Data: 13 Janeiro, 2017

A estreia do Master ZE e a chegada de um novo Kangoo ZE abrilhantam a presença da Renault no Salão de Bruxelas.

Líder no mercado de veículos elétricos na Europa, a Renault acaba de reforçar a sua aposta nos modelos sem emissões poluentes para o setor profissional com duas estreias no Salão de Bruxelas. Neste certame foi dada a conhecer a nova geração do Kangoo ZE, com mais 50% de autonomia, mas o principal destaque vai para a apresentação mundial da Master ZE, modelo que conta com uma bateria de 33 kWh de capacidade e motor de 76 cv,garantindo uma autonomia de 200 km. Para recarregar na totalidade as baterias bastará uma ligação durante 6 horas através da WallBox de 7kW.

Também a Kangoo ZE evolui e o comercial ligeiro de emissões 0 também incorpora uma bateria com 33 kWh de capacidade, enquanto o motor de 60 cv foi desenvolvido a partir do que se encontra no novo Zoe. Isto permite cumprir,no ciclo de testes NEDC, um total de 270 km (+50% que o antecessor), com a marca gaulesa a afirmar que numa utilização quotidiana é possível conduzir sem problemas durante 200 km até ter de parar para abastecer as baterias. A Renault destaca ainda uma inovação inédita no campo dos veículos comerciais elétricos, com o Kangoo ZE a contar, a partir de meados de 2017, quando entrar em comercialização, com uma bomba de calor ligada ao ar condicionado, que ajuda a preservar a autonomia quando a temperatura é mais baixa.

Também nos serviços profissionais conectados existem novidades para a gama de veículos comerciais elétricos da Renault, que apresentou em Bruxelas o ‘Fleet Management’ e o ‘Predictive Maintenance’. O primeiro é um serviço de telemática que pretende facilitar a vida aos gestores de frotas, fornecendo informações diversas que permitam otimizar o controlo das diversas viaturas, enquanto o segundo se configura como um apoio para gerir a manutenção dos automóveis, fazendo a análise preditiva de diversos dados obtidos em tempo real a partir dos veículos. Isto irá permitir antecipar idas à oficina, reduzindo os custos das intervenções, maximizar a disponibilidade dos automóveis e também garantir maior segurança aos condutores das viaturas comerciais da Renault.

 

Por: Nuno Fatela

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