A Imprefil, consciente da importância de uma correta manutenção dos veículos, revela alguns conselhos para o bom funcionamento dos seus motores. Ao efetuar uma mudança de óleo, e o posterior controlo da sua temperatura, este forma uma capa lubrificante entre as peças do motor, reduzindo o desgaste e aumentando a sua vida útil.
Depois, há que ter em conta o facto de permitir o arrefecimento do motor, já que lubrifica anéis, pistões, cilindros e cambota, permite uma correta temperatura de funcionamento e ajuda a manter um motor limpo. É aconselhável verificar regularmente o seu nível e realizar a troca do óleo seguindo as recomendações do fabricante. As oficinas e fabricantes recomendam que os óleos minerais não superem os 5.000 km, no caso dos semisintéticos 10.000 km, enquanto os sintéticos podem alcançar os 15.000 km.
Para manter o óleo em perfeitas condições, a Imprefil disponibiliza mais de 70 modelos de refrigeradores de óleo, permitindo que o óleo mantenha uma temperatura adequada e o equilíbrio térmico do motor.
As temperaturas mais baixas ajudam a prolongar a vida do motor e da transmissão do veículo. Se o óleo do motor estiver demasiado quente não consegue arrefecer corretamente o resto do motor. Uma transmissão e um radiador sobreaquecidos não trabalham eficientemente e podem causar uma avaria no motor.