Recomendações para termóstato com junta

Texto: David Espanca
Data: 6 Novembro, 2019

A Diesel Technic disponibiliza este mês informação técnica especializada sobre o seu termostato 6.30304, com junta. Este produto garante que o líquido refrigerante do motor alcança a sua temperatura ideal de funcionamento o mais rápido possível e que depois a mantém. Para garantir isso, o termóstato abre-se quando se atinge a temperatura ideal de funcionamento e volta a fechar-se quando ela fica abaixo daquele valor.

Assim que a temperatura operacional de 83°C é alcançada, a cera no termostato derrete e expande-se, fazendo com que a caixa de metal se mova no pistão em funcionamento. Quando isso acontece, o circuito de arrefecimento é aberto e, simultaneamente, o circuito de “bypass” é fechado, para que o líquido refrigerante possa passar pelo resfriador. Quando a temperatura cai abaixo dos 83°C, a cera volta a solidificar-se e o termostato fecha com o auxílio de uma mola de retorno. De seguida, o líquido refrigerante volta ao motor ao longo do circuito de “bypass”.

Caso pretenda reparar o termóstato, a empresa aconselha primeiro a drenar o equipamento. Assim, verifique o seu conteúdo de contaminação/anticongelante e substitua-o, dependendo do que for encontrado.

Para tal, abra a carcaça do termóstato, removendo-o; observe a posição de montagem e limpe as superfícies de montagem. Substitua o termostato, vede e encha o equipamento de acordo com as especificações do fabricante. Ventile os sistemas de refrigeração e aquecimento: ligue o motor, deixe-o a funcionar durante cinco minutos com diferentes velocidades. Desligue o motor e corrija o nível do líquido de arrefecimento e verifique o sistema de refrigeração do motor quanto à impermeabilidade.

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