R-M da BASF faz 100 anos: conheça o calendário das festas

Texto: Nuno Fatela
Data: 26 Fevereiro, 2019

Arrancaram em Detroit, no Salão Automóvel da Motor City americana, as celebrações do centenário da marca de tinta premium da BASF

Corria o ano de 1919 quando, em Detroit, Fred Rinshed e Herbert Mason apresentaram uma nova marca de tinta premium, que desde então tem vindo a acompanhar a evolução do automóvel. Trata-se da R-M, atualmente integrada no portefólio da BASF, uma marca que tem lugar garantido na história graças a diversos feitos. Entre eles, destaque para a introdução em 1948 do sistema básico de cores, uma inovação que, recorda a empresa, “veio revolucionar o mercado”. Esta solução, hoje considerada quase banal, permitiu aos pintores misturar, em apenas alguns minutos, as tintas para obter a tonalidade desejada para a pintura de cada viatura. Por isso, afirma a R-M, “todos os fabricantes de repintura automóvel seguem esse princípio até aos dias de hoje”.

Nesta senda contínua pela inovação, esta marca englobada na BASF, lançou em 1996 o primeiro site onde os pintores podiam encontrar as fórmulas de mistura para as diferentes tonalidades de cor. O que significou ter sempre acessível, a qualquer hora e em qualquer dia, a “receita” para obter o tom perfeito de cada viatura. Como o lema da R-M tem vindo a ser, desde 1919, que “ser bem sucedido significa permanecer inovador”, as evoluções continuaram a fazer-se sentir pelo século XXI, primeiro com o lançamento da R-M Services no virar do milénio e depois com módulos como o ShopMaster e o TopScan para aumentar os lucros e garantir o sucesso das empresas.

 

O calendário das festas

Além do vídeo que recorda os momentos mais altos nos 100 anos da R-M, a especialista em tintas integrada na BASF vai ter outras iniciativas para assinalar o seu centenário. depois de ter estado em janeiro presente no stand da BASF do Salão de Detroit (voltando ao berço onde tudo começou), está a ser exibida no espaço da primeira fábrica europeia da R-M, em Clermont-de-l’Oise, uma exposição que mostra a evolução das cores e da experiência em cores. O Centro Internacional de Competência da R-M é o palco para diversas exibições históricas, e está ainda a decorrer o R-M Best Painter Contest para acompanhar o desenvolvimento digital em pintura e a promoção de jovens talentos. Também no mundo digital serão assinalados os 100 anos da R-M, com diversas notícias adicionadas ao site oficial e ainda vários conteúdos disponibilizados através da nova morada no Instagram (RmpaintOfficial page ) com a hashtag #rmpaint100yo .

 

Partilhar