R-M. Certificação de topo dos formadores


Data: 21 Janeiro, 2014

Implementado em todo o mundo, o processo de certificação X-Ray, dedicado aos National Head Trainers (NHT) da R-M, constitui um elemento chave do programa para garantir a qualidade da formação nesta marca de tintas.

Todos os anos, na Academia R-M, a equipa de formação da R-M recebe quase 600 formandos, no novo e inteiramente renovado RCC (Centro de Competências de Reparação) em França. A R-M atribui a mais alta importância à qualidade da formação dada aos seus formandos, a qual assenta em grande medida na perícia dos formadores. Quatro Global Head Trainers sedeados em Clermont dão formação aos National Head Trainers (NHT), os gestores de formação nacionais que, por sua vez, irão formar os técnicos responsáveis, em cada país, para transmitir os conhecimentos adquiridos aos seus clientes.

«Atribuímos uma especial importância à formação dos NHT de todo o mundo em matéria de conhecimentos técnicos da R-M», explica Ronny Raeymaekers, director do Centro de Competências de Reparação (RCC), acrescentando que “duas vezes por ano, reunimo-los durante uma semana em Clermont, para lhes apresentar novos produtos, processos e tendências. Além disso, estabelecemos um processo de certificação muito rigoroso que visa assegurar a manutenção dos seus conhecimentos ao mais elevado nível, como se espera de uma marca Premium.»

Técnica, ensino, cores… um processo de certificação muito exigente

Esta certificação, que tem o nome «X-Ray», inclui nove testes, repartidos por três módulos:

– um módulo técnico baseado na implementação de produtos e processos;

– um módulo educacional baseado na qualidade das demonstrações e da formação académica;

– um módulo de cores relacionado com o conhecimento das cores e os novos processos e tendências de cores.

«Todos os anos, aparecem cerca de mil cores novas no mercado. Surgem novas tendências, tais como as cores de três fases e os nossos técnicos necessitam não só de saber como identificar e aplicar as cores como também de conhecer os novos processos necessários para as reparar.»

Conhecimento Premium para uma marca Premium

«A R-M está empenhada em proporcionar aos seus clientes do mundo inteiro uma assistência técnica ao mais alto nível, em consonância com o posicionamento Premium da marca. Tendo em vista este objectivo, os nossos NHTs têm de disponibilizar, aos clientes, um real valor acrescentado: por um lado, um perfeito conhecimento técnico da implementação dos produtos, por outro, o acompanhamento, de perto, das mais recentes inovações no que toca a produtos, processos e tendências e, por fim, uma abordagem académica à qualidade. A aplicação dos materiais de reparação da R-M é uma coisa, explicá-la é outra inteiramente diferente! Não basta ser um bom técnico; é preciso saber transmitir os conhecimentos que possuímos. Para isso, tem de se poder visitar o cliente, saber como fazer-lhe as perguntas relevantes, dar-lhe explicações de uma forma académica e certificar-se de que percebeu bem.»

 11 NHTs certificados

Dados os requisitos desta exigente função, o recrutamento de novos NHT nem sempre é fácil, principalmente nalguns países em desenvolvimento.

«Colocamos a fasquia muito alta. Os novos NHTs são submetidos a um teste preliminar que visa estabelecer o seu nível de conhecimentos e competências, bem como as suas necessidades de formação; em seguida, desenvolvemos um plano de formação personalizado que seguirão, ou em Clermont ou nos seus países. Para atribuir a certificação, exigimos uma média final de 95%.

Um técnico bom e experiente pode certificar-se em três ou quatro semanas, mas um iniciado poderá necessitar de dois a três anos de formação».

Até ao momento, já foram certificados 11 NHTs de um total de 35. Dos que restam desses 35, mais de metade já se encontram no caminho da perfeição e estão prestes a alcançar a certificação, a qual, convém esclarecer, não é vitalícia: todos os três anos, os NHT são submetidos a um novo teste, para assegurar que ainda são profissionais de alto nível.

«O processo de certificação X-Ray, à semelhança de todos os outros investimentos no novo RCC de Clermont, é claramente apreciado pelos clientes da R-M a nível global. Com o seu investimento substancial na qualidade da formação, a R-M compromete-se a ajudar os seus clientes a melhorar os seus conhecimentos, assegurar a satisfação dos clientes e optimizar a produtividade e rentabilidade das suas empresas», conclui Ronny Raeymaekers.

 

Partilhar