Pirelli recupera gama de pneus Stella Bianca

Texto: Carlos Moura
Data: 7 Novembro, 2018

A Pirelli vai voltar a produzir pneus diagonais que se destinam a automóveis clássicos. A marca italiana também decidiu recuperar a designação original, Stella Bianca.

Após mais de meio século a produzir exclusivamente pneus radiais, a Pirelli voltou a fabricar pneus diagonais tradicionais ou de lonas cruzadas que se destinam a entusiastas de automóveis clássicos que desejam um pneumático com o aspeto original, mas que também ofereça algumas das vantagens da tecnologia atual. Incentivada por construtores como a Ferrari e o seu departamento Classiche, a Pirelli criou um novo pneu para a família Collezione e recuperou a designação Stella Bianca, que, desde 1927, identificava o seu pneu diagonal.

O desenho do novo Pirelli Stella Bianca é idêntico ao do modelo original, tendo sido redesenhado com a ajuda do arquivo da Fundação Pirelli. As marcações nas paredes laterais como o logotipo da Pirelli também foram recriadas. A dimensão escolhida para este pneu é a mais comum nos automóveis desportivos clássicos – 6.00-16 – enquanto o desenho do piso evoca o original da variante Corsa, que oferecia caraterísticas especiais para assegurar uma aderência ótima e resistência ao desgaste, o que também o tornava adequado para utilização em competição. 

O novo Pirelli Stella Bianca regressa ao mercado com o mesmo aspeto do original, mas com mais tecnologia. Os compostos utilizados são um reflexo da melhor tecnologia da Pirelli para garantir eficiência, segurança mesmo em piso molhado e respeito pelo ambiente. A construção, porém, é um regresso ao passado, com a Pirelli a voltar a fabricar pneus diagonais em vez de radiais. Esta escolha foi feita para garantir a originalidade dinâmica dos automóveis para os quais foram recriados os mais recentes pneus Stella Bianca. A decisão levantou um desafio particular para a fábrica de Izmit, na Turquia, onde são produzidos os pneus desportivos e Collezione da Pirelli, que vez que houve a necessidade de voltar a aprender as técnicas do passado. 

Partilhar