Petronas. Vence com a Mercedes o Mundial de F1


Data: 21 Outubro, 2014

A tecnologia Fluid Technology Solutions proporcionou, mais uma vez, uma vantagem competitiva na pista à equipa de Fórmula 1 Mercedes AMG Petronas assegurando a vitória no Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula 1 da FIA de 2014.

A importante ocasião ficou também assinalada pela colaboração bem-sucedida entre a Petronas e a Silver Arrows, materializada no novo motor de 1,6 litros V6 turbo. O ano 2014 apresentou aquela que é reconhecida como a maior revolução técnica desde a primeira época da Fórmula 1, com a eficiência energética como fator chave de desempenho.

Em conjunto, a Petronas e a Equipa de Fórmula 1 Mercedes AMG Petronas passaram mais de três anos a trabalhar em estreita ligação de modo a criar uma nova classe de combustíveis e lubrificantes especiais que ajudam a fornecer uma vantagem competitiva em pista em 2014, e no futuro, levando a equipa ao pódio em todas as corridas deste ano. «Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso que alcançámos em conjunto com a equipa e felicitamos todos os envolvidos pelo trabalho árduo. Este é verdadeiramente um marco histórico para a Petronas como parceiro técnico e produtor da fórmula vencedora para a equipa campeã nesta época», referiu o presidente da Petronas e CEO do Grupo, Tan Sri Dato’ Shamsul Azhar Abbas.

Estes desafios foram ultrapassados graças à tecnologia Fluid Technology Solutions da Petronas – uma abordagem inteligente às necessidades em termos de lubrificantes que potencia o desempenho através de produtos criados à medida e serviços especializados. As características do combustível Petronas PRIMAX e o seu desempenho durante a combustão são a chave para um funcionamento eficiente, potente e fiável do motor, enquanto os lubrificantes Petronas SYNTIUM têm um papel crucial ao assegurar um desempenho fiável da Unidade de Potência.

Estes lubrificantes são concebidos tendo em mente o carro Híbrido F1W05 da Mercedes-Benz por uma equipa de especialistas que trabalha em conjunto com engenheiros na Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth e a equipa de Fórmula 1 MERCEDES AMG Petronas em Brackley e, deste modo, o Petronas Primax e o Petronas Syntium apresentaram resultados extraordinários, proporcionando eficiência e desempenho à equipa sob os regulamentos estabelecidos pela FIA para este ano, que exigiram que os carros competissem com menos 30% de combustível.

«A Petronas tem tido, este ano, um papel importante no sucesso da MERCEDES AMG Petronas nas pistas», afirmou Toto Wolff, diretor da Mercedes-Benz Motorsport. «O desafio técnico dos regulamentos de 2014 centrou-se em proporcionar o desempenho mais eficiente possível. Graças ao compromisso e à competência dos nossos parceiros na Petronas, desenvolvemos a Unidade de Potência Híbrida e o carro de corrida híbrido mais competitivos da Fórmula 1 deste ano, alcançando mais potência e uma maior eficiência do que os nossos concorrentes. Em termos simples, não o poderíamos ter alcançado sem os nossos parceiros – e é um momento de orgulho para todos nós assegurar o primeiro Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula 1 da FIA para a Mercedes-Benz e para a Petronas.»

A mesma competência técnica que cria os lubrificantes usados nos carros de Lewis Hamilton e de Nico Rosberg é também usada nos lubrificantes que protegem os automóveis do dia-a-dia. Utilizando a Fórmula 1 como o seu grande banco de ensaio, a equipa científica da Petronas utiliza a mesma abordagem ao desenvolver soluções fluidas personalizadas em situações extremas e exigentes para criar lubrificantes e óleos tecnologicamente superiores para os carros do dia-a-dia. No fim de contas, aplicam-se as mesmas preocupações – maximizar a potência do motor, a eficiência e a durabilidade e, em simultâneo, reduzir o consumo de combustível.

Partilhar