Petronas. Renovada parceria com a Mercedes na Fórmula 1


Data: 3 Julho, 2014

A Mercedes AMG Petronas Formula One Team tem o prazer de anunciar a extensão a longo prazo do atual acordo de parceria com a Petronas. O novo acordo foi celebrado no ambiente do Grande Prémio do Mónaco, numa cerimónia de assinatura com as presenças de Tan Sri Dato’ Shamsul Azhar Abbas, Presidente e CEO do Grupo Petronas; Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável da Mercedes-Benz Cars e Toto Wolff, responsável da Mercedes-Benz Motorsport.

A parceria entre a Mercedes-Benz e a Petronas remonta a 2010, quando a equipa voltou à grelha de partida da Fórmula Um pela primeira vez desde 1955 e fez renascer uma das mais tradicionais presenças do desporto motorizado. Durante este período, as duas empresas criaram conjuntamente tecnologia de ponta que lhes permitiram alcançar as mais avançadas soluções de lubrificação para o Hybrid Power Unit (Unidade Motriz Hibrida) e o chassis dos seus bólides. O desenvolvimento integrado das Flechas de Prata de 2014 incluiu os conhecimentos especializados de Fluid Technology da Petronas, para criar soluções à medida das exigências técnicas dos regulamentos de 2014 e conseguir uma clara vantagem da marca nas pistas.

Até ao Mónaco, em 2014 os carros da Mercedes AMG Petronas conseguiram ganhar mais de 90% do máximo de pontos possíveis, incluindo cinco vitórias consecutivas e quatro “dobradinhas” (primeiro e segundo lugares). No total, nos primeiros seis Grandes Prémios, a Petronas e a sua Fluid Technology Solutions tinha conseguido perto de 60% do total de pontos atribuídos esta época, com os resultados dos Flechas de Prata e das equipas clientes da Mercedes-Benz.

Além disso, esta parceria tecnológica tem sido complementada com uma estratégica aliança comercial com a Mercedes-Benz, alargando a relação das pistas para as estradas. A tecnologia de ponta desenvolvida no banco de ensaios que é a Formula Um conduz à criação de lubrificantes topo de gama para carros de passageiros, incluindo as viaturas de estrada de altas performances da Mercedes-AMG.

A parceria com a equipa Flechas de Prata tornou a Petronas a companhia de energia líder e mais proeminente na Fórmula Um. Para maior consolidação deste facto, o F1 W05 Hybrid correrá, a partir do Grande Prémio do Mónaco, com uma nova imagem, onde a marca Petronas terá uma maior presença na asa dianteira, chassis e carroçaria. Após as cinco vitórias nas cinco primeiras corridas da época de 2014, este novo acordo abre o caminho para uma década de parceria entre a Mercedes-Benz e a Petronas.

Tan Sri Dato’ Shamsul Azhar Abbas, Presidente e CEO do Grupo Petronas, comentou: “2014 é um ano marcante para a Petronas na Fórmula Um. Não apenas porque este ano assinala a nossa 20ª temporada de envolvimento na modalidade, mas também pela obtenção de um histórico primeiro e segundo lugar para as Flechas de Prata, no Grande Prémio Petronas da Malásia de Formula Um de 2014. Estamos orgulhosos da parceria com o melhor construtor de automóveis do mundo, Mercedes-Benz, seja ao nível da competição, seja nos negócios, devido à nossa aliança comercial estratégica. As nossas equipas técnicas trabalharam lado a lado para alcançar o nível de performance que estamos a ter nesta temporada de Formula Um, e isso demonstra que estamos a desenvolver e produzir em conjunto produtos de topo – quer nas pistas, quer nas estradas.”

Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável da Mercedes-Benz Cars, acrescentou: “O desporto automóvel está no nosso ADN. O primeiro Mercedes foi um carro de corrida e usamos as pistas como um laboratório de pesquisa. Na Formula Um, podemos levar as novas tecnologias aos limites mais absolutos antes de elas serem introduzidas nos nossos veículos em produção. O sucesso da nossa equipa esta temporada é o resultado de trabalho árduo e uma impressionante parceria com a Petronas. Partilhamos a paixão pela inovação, o compromisso com a excelência e, acima de tudo, a vontade de vencer. Somos mais fortes juntos – e assim continuaremos.”

Toto Wolff, responsável da Mercedes-Benz Motorsport, concluiu: “Desde 2010, a nossa relação com a Petronas foi baseada nos valores da verdadeira parceria: confiança, honestidade e ambição compartilhada. Durante esse tempo, a Petronas tornou-se a companhia de energia mais proeminente na Formula Um e nós trabalhámos em conjunto para estabelecer uma parceria de altíssimo nível em Fluid Technology Solutions que originou uma vantagem significativa nas pistas em 2014. O resultado é uma parceria que funciona em todos os níveis. É por isso um momento de grande orgulho, estendermos este acordo e caminharmos para uma década de parceria entre a Mercedes-Benz e a Petronas.”

 

Partilhar