Osram. Iluminação do BMW M4 Concept Iconic Lights é um marco para a empresa


Data: 11 Fevereiro, 2015

A empresa refere que a avançada tecnologia de iluminação do protótipo apresentado pelo fabricante bávaro demonstra a capacidade tecnológica e o papel inovador da Osram nesta área do setor automóvel.

A BMW apresentou no início deste ano o protótipo M4 Concept Iconic Lights, que serviu para o emblema bávaro e a Osram demonstrarem as capacidades dos novos sistemas de iluminação Laser e dos OLEDS. Com vários benefícios ao nível da profundida (ocupando pouco espaço) e também nos consumos inferiores de energia, os novos LEDS Orgânicos (OLEDS) têm ainda a vantagem de elevar para novos patamares a liberdade criativa dos designers, permitindo a criação de novos formatos. O responsável pelos OLEDS da Osram, Marc Lunnemann, referiu mesmo que “este automóvel é um importante marco para a nossa estratégia. Queremos que os OLEDS de produção em série estejam presentes nas estradas a partir de 2016”.

BMW-M4_Iconic_Lights_Concept_2015_1024x768_wallpaper_09a

De acordo com a Osram, será já possível ver no próximo ano este novo sistema de iluminação incluído em modelos que estejam em comercialização. A característica mais marcante dos OLEDS é a liberdade criativa que conferem aos responsáveis de desenho, algo que a empresa refere estar bem patente no BMW M4 Concept Iconic Lights. Com as típicas luzes arredondadas do emblema bávaro a ganharem um novo apelo estético graças à iluminação laser na frente do automóvel, é na retaguarda que a Osram referem estarem os principais destaques do modelo. Aqui a opção foi pelos OLEDS, um sistema inovador que consegue gerar luminosidade a partir de finas camadas de material orgânico.

BMW-M4_Iconic_Lights_Concept_2015_1024x768_wallpaper_08a

A principal diferença apontada pela Osram é que os OLEDS são áreas geradoras de luz, enquanto os LEDS são pontos geradores de luz, o que significa que no primeiro caso toda a área ganha luminosidade e não apenas um local específico. Isto permite criar novos designs e também padrões de luz, que podem até ser utilizados como imagem de marca pelos vários fabricantes automóveis. O resultado final é um desenho facilmente identificável e que se destaca do ambiente envolvente, podendo oferecer um padrão “folhado” conferido pelas várias camadas dos OLEDS ou mesmo optar por superfícies a três dimensões. A fornecer energia a estas áreas de iluminação encontram-se elétrodos planos que servem como conexões elétricas. Quando a energia passa através destes elétrodos, são produzidos fotões nas camadas, o que leva os díodos a emitir luz. A Osram refere ainda que os OLEDS colocados no BMW M4 Concept Iconic Lights cumprem já os padrões de iluminação ECE e SAE.

BMW-M4_Iconic_Lights_Concept_2015_1024x768_wallpaper_01a

Partilhar