Osram. Fornece luz laser no BMW i8


Data: 22 Abril, 2014

O BMW i8 representa a primeira produção do mundo de veículos com luz a laser. A Osram teve um papel decisivo no desenvolvimento de fontes de luz laser. A luz laser é considerada o próximo grande passo no desenvolvimento da iluminação automóvel e oferece novas possibilidades de design aliadas às suas vantagens funcionais.

Ao desenvolver a luz a laser, a Osram conseguiu combinar os seus inúmeros anos de experiência na área da tecnologia de semicondutores, com a sua força como fornecedor de sistemas completos. Os diodos laser são produzidos na subsidiária da Osram, a Osram Opto Semiconductors, enquanto o design do módulo laser é baseado no know-how da divisão de Special Lighting.

As luzes laser são o próximo passo na iluminação automóvel. O módulo laser instalado no BMW i8 ilumina significativamente mais a estrada que as soluções conhecidas até agora e foi co-desenvolvido pela Osram. Existe, no entanto, ainda um longo caminho por percorrer até faróis de máximos concebidos com módulos laser serem tão comuns quanto as luzes de halogéneo ou xénon. A BMW deu o primeiro passo decisivo nesta direção.

As fontes de luz LED já oferecem novas formas de diferenciar o aspecto do veículo através do design individual do farol, o qual realça o reconhecimento da marca. A tecnologia Laser está a forçar esta tendência. Com elevada luminância, muitíssimo superior ao que temos disponível actualmente, os faróis podem ser concebidos ainda mais pequenos que antes. Ao mesmo tempo, o elevado feixe de luz dos módulos a laser proporcionam o máximo alcance, dando aos condutores maior visibilidade à noite. Esta combinação de design e funcionalidade oferece um grande potencial para o futuro da iluminação a laser comparada com a LED.

 

Partilhar