Operação especial da Spies Hecker na Fórmula 1

Texto: Carlos Moura
Data: 28 Novembro, 2018

Terminada a temporada europeia de Fórmula 1 é organizada uma operação especial para assegurar a repintura dos monolugares de Fórmula 1 da equipa Mercedes-Benz AMG Petronas. A Spies Hecker é responsável pelo fornecimento de todos os produtos.

A Spies Hecker organizou uma operação especial para assegurar a repintura dos dos monolugares de Fórmula 1 da equipa Mercedes-Benz AMG Petronas para o Grande Prémio de Abu Dhabi, que envolveu a deslocação dos pintores e de todo o equipamento necessário. Tudo menos a cabina de pintura.

Normalmente, entre cada Grande Prémio do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, os componentes regressam à Oficina de Pintura em Brackley para serem repintados com os produtos Spies Hecker antes de serem enviados para a próxima corrida e os dois chassis são repintados regularmente. No entanto, quando a etapa europeia da época chega ao fim, tudo muda e os desafios em termos de tempo ganham uma nova dimensão para Andrew Moody, Head de Paint e Graphics da Mercedes-AMG Petronas Motorsport e a sua equipa.

Os dois chassis dos carros de corrida F1 W09 EQ Power+ da Mercedes-AMG Petronas Motorsport têm uma repintura marcada antes do Grande Prémio dos Estados Unidos, em Austin, Texas, e do Grande Prémio de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Para fazer isso, quatro dos pintores da equipa de Andrew Moore deslocam-se a Austin e a Abu Dhabi.  

A equipa de Andrew Moore envia tudo o que os pintores necessitam, desde luvas, lixas, bisturis e pistolas de pulverização, até todas as misturas de tintas e produtos Spies Hecker, por transporte marítimo, pelo menos dois meses de antecedência. “Levamos tudo o que precisamos. Se pudéssemos, levaríamos provavelmente as cabinas de pintura! Temos de proporcionar uma perfeição consistente em tudo o que fazemos, todos os dias. Isso não deve e não é afetado simplesmente por estarmos a trabalhar num lugar que não é a nossa Cabina de Pintura,” afirma Andrew Moore. Quando são necessários rapidez e exatidão para a pintura, Andrew Moore sabe que pode contar com a Spies Hecker para obter ambos. 

Os quatro pintores chegam no sábado em Abu Dhabi, uma semana antes do Grande Prémio, e trabalham numa área designada na oficina aprovada pela Mercedes-Benz. Após a chegada, desembalam e verificam tudo o que foi enviado e preparam tudo. Os dois chassis chegam na segunda-feira de manhã. Os pintores começam a tarefa cansativa de decapar e repintar ambos os chassis, que pode prolongar-se pela noite dentro. Seguem os processos definidos de forma clara nas fichas de componentes do trabalho, que especificam o quê, como e o porquê, incluindo, é claro, todos os produtos Spies Hecker.

Na pintura dos F1 W09 EQ Power+ da Mercedes-AMG Petronas Motorsport são utilizados vários produtos da Spies Hecker, incluindo o Priomat Wash Primer 4075 e em seguida, a Permasolid HS Vario Primer Surfacer 5340, um primário aparelho com elevado teor de sólido, ou Permasolid HS Performance Surfacer 5320, um aparelho 2K HS de secagem rápida. O verniz Permasolid HS Speed 8800 é utilizado nas peças que precisam de secar rapidamente e no resto, utilizam o Verniz Permasolid HS Optimum Plus 8650.

Para os degradés extraordinários nas cores de 2018, foi utilizada a Base Bicamada 480 Permahyd Hi-TEC de cor prateada muito reflexiva e quatro tons prateados adicionais, classificados de um a quatro, no sentido do preto. Além disso, existem três verdes diferentes e dois azuis deferentes para as linhas de fluxo. Estas cores não estão disponíveis no mercado. 

Quando a oficina abre de manhã, os pintores vão para casa para dormir um pouco antes de regressarem à oficina para terminar o trabalho. Na terça-feira de manhã, os dois chassis repintados são recolhidos e levados para a pista onde são preparados para o próximo fim de semana de Grande Prémio.

Partilhar