Opel. Lança novo motor 2.0 CDTI


Data: 17 Setembro, 2014

A Opel vai apresentar no próximo Salão de Paris o novo motor 2.o CDTI, que se caracetriza por ter mais potência, mais binário e cumprir as normas anti-poluição Euro 6.

Esta nova geração do motor 2.0 CDTI, que estará disponível para os modelos Insignia e Zafira Tourer, disponibiliza uma potência máxima de 170 cv e um elevado binário de 400 Nm, tendo como responsabilidade substituir o atualmente 2.0 CDTI com 163 cv no topo da linha de motores Diesel da Opel,

Face ao anterior, este propulsor oferece potência superior em 5% e um incremento substancial de 11% em binário, ao mesmo tempo que vê baixar o consumo de gasóleo e as emissões de CO2. Igualmente importante é o facto de o novo motor revelar um funcionamento extremamente silencioso e suave, refletindo o apurado trabalho que a Opel realizou em ‘engenharia de som’ para minimizar os índices de NVH (Noise, Vibration, Harshness – uma medida da indústria automóvel que mede Ruído, Vibrações e Aspereza).

Redução catalítica seletiva num motor com funcionamento limpo

O novo 2.0 CDTI apresenta um funcionamento tão limpo quanto o de um motor a gasolina. O sistema da Opel de redução catalítica seletiva (SCR) com BlueInjection assegura o cumprimento da norma de emissões Euro 6.

O BlueInjection é um sistema de tratamento de gases de escape capaz de eliminar óxidos de azoto (NOx). Recorre a minúsculas injeções de AdBlue® – uma mistura não nociva de ureia e água – no fluxo de gases de escape, logo após o filtro de partículas e antes da panela de redução catalítica do SCR. A solução converte-se de imediato em amónia (NH3) que é absorvida pelo catalisador SCR. Os óxidos de azoto presentes no fluxo de gases são seletivamente reduzidos a inofensivo azoto e a vapor de água através da reação química com a amónia.

A mistura AdBlue, que está à venda em postos de abastecimento de combustível e em distribuidores e reparadores Opel, é mantida num depósito que pode ser atestado através de um bocal situado ao lado do bocal de enchimento do depósito de gasóleo.

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