NSK – Sistema de multibraço ativo apresentado em Tóquio


Data: 30 Outubro, 2017

A NSK apresentou um inovador sistema de suspensão multibraço ativo no Salão Automóvel de Tóquio.

A japonesa NSK, fornecedora de rolamentos, sistemas de direção e outros componentes à generalidade dos construtores de automóveis, apresentou em estreia mundial o Flex Corner Module Concept. Trata-se de um sistema de suspensão que consegue variar constantemente, de forma automática todos os ângulos e posições das rodas, incluindo a largura de vias.

Esta espécie de “multilink” ativo é composta por atuadores em alumínio, cada um com um motor elétrico no topo e uma estrutura telescópica que estica ou encolhe, fazendo assim variar a orientação e ângulo das rodas. No fundo, conjuga suspensão (que pode variar na dureza de forma automática), direcção e constante adaptação da posição da roda, tantos ás curvas como ás irregularidades do piso.

Os responsáveis defendem que melhora a aderência e, com isso, a segurança mas também a eficácia e precisão do comportamento do carro, o consumo e até a durabilidade dos pneus. Embora exibido numa versão com cinco braços por roda e com motores eléctricos colocados nas rodas, o Flex Corner Module é compatível com carros não eléctricos. Também pode ser utilizado com menos braços, eventualmente apenas um, por exemplo num eixo não trator.

O sistema exibido foi pensado para carros de dimensão pequena ou compacta, algures entre o segmento B e C.

Texto: António Amorim

Partilhar