Novos filtros de óleo para e-axle

Texto: David Espanca
Data: 28 Maio, 2018

A MANN+HUMMEL acabou de desenvolver filtros de óleo da caixa de velocidades para a aplicação em e-axle, estando equipados com o novo meio filtrante Multigrade eM-CO, de forma a cumprir os requisitos para o óleo em relação à lubrificação e refrigeração de e-axles.

A empresa especialista em soluções de filtragem transfere, assim, as vantagens dos meios filtrantes totalmente sintéticos usados noutras aplicações de filtros de óleo, os quais carecem de fibras de vidro e têm uma elevada resistência química e uma pressão diferencial consideravelmente inferior em comparação com os filtros de óleo da caixa de velocidades convencionais instalados no lado da sucção.

Para isso utiliza umas camadas de meios filtrantes uniformes sem derivação de meios artificiais incontrolados, o que permite uma separação de partículas fiável a qualquer altura. Possibilita a captura segura das partículas separadas na matriz de fibras em 3D e garante o fornecimento de óleo de forma permanente sem a utilização de uma derivação de filtro incontrolada, aumentando a fiabilidade do sistema.

O e-axle é um sistema que combina o motor elétrico, caixa de velocidades e eletrónica de potência, poupando espaço de instalação, componentes e cablagem, por estar integrado diretamente no eixo motriz. Segundo os fornecedores do sistema, isto permite até 20 % menos de peso e entre 5 % e 10 % mais de eficiência, podendo ser usado em veículos compactos, desportivos e comerciais.

Tem ainda a vantagem de utilizar apenas um óleo para a refrigeração e lubrificação, dado que todos os componentes da propulsão estão integrados num e-axle. No entanto, é conveniente utilizar um filtro no lado de sucção da bomba diretamente no cárter do óleo, de forma a evitar que possíveis partículas metálicas e limalhas da transmissão possam penetrar na eletrónica de potência e no motor elétrico.

Por sua vez, os meios filtrantes MULTIGRADE eM-CO requerem menos espaço, graças à tecnologia de dobragem desenvolvida pela MANN+HUMMEL. Basta um espaço de instalação de apenas 20 milímetros para a dobragem, o que permite a instalação de uma quantidade substancial de meios filtrantes, possibilitando uma maior capacidade de retenção de pó. Desta forma, aumenta o tempo de funcionamento e a vida útil do filtro, sem um aumento significativo da pressão diferencial.

Partilhar