Nova cor criada pela Spies-Hecker para a Mercedes-AMG Petronas

Texto: Carlos Moura
Data: 2 Abril, 2019

Concluída a temporada de 2017-2018 da Fórmula 1, a equipa Mercedes AMG Petronas Motorsport decidiu renovar a imagem dos Mercedes-AMG F1 W10 EQ Power+ de 2019, com a introdução de uma nova cor verde, mais vibrante e empolgante. A responsabilidade de criar a nova cor coube a Andrew Moody, Head of Paint and Graphics da Mercedes-AMG Petronas Motorsport, na oficina de pintura da equipa em Brackley, Inglaterra. Para o efeito iniciou discussões com a equipa de Ann De Clerck, manager de colour marketing e colour service da Axalta na região EMEA.

A equipa da Axalta / Spies Hecker começou a trabalhar com pigmentos diferentes e criou várias cores. Em outubro foram apresentadas 30 amostras diferentes de verde e no início do mês seguinte foram discutidas 17 propostas com três abordagens diferentes. Por fim, acabou por ser selecionado um verde pérola luxuoso, dinâmico, criado com o sistema de base transparente. A fórmula Permahyd Hi-TEC, que é confidencial, foi depois misturada pela equipa de Andrew Moody, que realizou os primeiros testes dos componentes utilizando pistolas de pulverização e aerógrafos.

Para os gradientes de cores da imagem de 2019 foi utilizada uma camada principal com base prateada Permahyd Hi-TEC 480, designada por Stirling Silver, mais quatro tons prateados adicionais, classificados de um a quatro, para ir até ao preto. Além daquela base bicamada foram utilizados vários produtos Spies Hecker, incluindo o Priomat Wash Primer, o Permasolid Vario Primer Surfacer 5340 (um aparelho com elevado teor de sólidos), o Permasolid HS Performance Surfacer 5320 (um aparelho de lixagem 2K HS de secagem rápida) e o verniz 8700 Permasolid HS Race.

Partilhar