Monroe. Alerta para o estado dos amortecedores


Data: 1 Agosto, 2013

São já uma tradição as constantes iniciativas da Tenneco, através da marca Monroe, na divulgação das consequências que os amortecedores gastos têm na condução de um automóvel. “Tudo envelhece” é agora a campanha.

Para ajudar a proteger a segurança dos milhares de motoristas e passageiros que vão para as estradas neste verão, a Tenneco fabricante dos amortecedores Monroe, está desde Junho a lembrar os consumidores para avaliar cuidadosamente o estado de funcionamento dos sistemas de segurança não visíveis do seu veículo .

Uma das maneiras que a Tenneco está comunicando esta mensagem é através de uma campanha de educação do consumidor com o inovador titulo: “Tudo Envelhece”. Esta campanha relembra que os amortecedores e os suportes, e outros itens, se desgastam ao longo do tempo, à semelhança das bananas, escovas de dentes e sapatos.

“Muitos condutores não entendem as verdadeiras funções dos sistemas de suspensão, e porque eles não podem ver facilmente esses componentes eles assumem que nunca se desgastam”, disse Alex Gelbcke, Tenneco Vice Presidente e Director-Geral Aftermarket Europa. “Mas eles desgastam-se, e isso pode comprometer a segurança da condução em muitas situações.”

Amortecedores e suportes desempenham um papel vital, pois permitem que o veículo proporcione uma direcção, travagem e estabilidade segura. Quando estes componentes estão desgastados ou danificados podem afetar a segurança do veículo, de várias maneiras, incluindo o aumento da distância necessária para fazer uma travagem completa numa situação de travagem de emergência. E cada metro adicional de distância de travagem aumenta as hipóteses de ter um acidente grave.

Para enfatizar este ponto, representantes do sector recomendam que os amortecedores e os suportes devem ser cuidadosamente inspecionados e testados pelo menos anualmente e que as unidades desgastadas devem ser substituídas a cada 80.000 km. É importante seguir este programa de substituição porque o desgaste dos amortecedores e dos suportes são muito difíceis de detetar e os condutores muitas vezes ignoram a muito gradual, mas potencialmente perigosa, perda de precisão na direção, o desempenho na travagem e a fraca estabilidade global do veículo.

Partilhar