Mitsubishi Fuso. Testes da Canter E-Cell concluídos


Data: 30 Junho, 2015

Numa cerimónia que teve lugar no Museu dos Coches, em Lisboa, a Mitsubishi Fuso deu por concluídos os testes ao veículo de carga 100% elétrico Canter E-Cell, que foram coroados com êxito.

Um ano após a entrega dos veículos Fuso Canter E-Cell a oito clientes selecionados, foram oficialmente concluídos em Portugal os testes do veículo movido a baterias eléctricas de emissões Zero. Durante um evento que teve lugar em Lisboa, Paulo Portas, vice-primeiro-ministro de Portugal, representantes de autoridades governamentais, de clientes, bem como da administração da Mitsubishi Fuso Truck Europe e da Daimler Trucks retiraram conclusões muito positivas do desempenho dos veículos em ambiente real de operação. O vice-primeiro-ministro aproveitou a ocasião para anunciar as conversações entre a Mitsubishi Fuso e o Governo Português com vista à exploração dos mercados angolano e moçambicano a partir da fábrica da marca no Tramagal.

Os primeiros resultados das experiências com os oito veículos indicam que as viaturas provaram ser adequadas para a utilização diária em entregas de curto alcance e transportes dentro da cidade. As viaturas atingiram uma autonomia superior a 100 quilómetros, excedendo portanto a distância média que os veículos de distribuição de curto raio de acção normalmente percorrem por dia. A Fuso Canter E-Cell tem uma capacidade de carga de duas toneladas, um valor suficiente para que os clientes possam operar as suas frotas de forma eficiente. Simultaneamente, análises preliminares apontam para uma poupança anual de custos na ordem dos 1000 euros por cada 10.000 km, comparativamente com os veículos movidos a diesel.

As capacidades destes veículos de tracção eléctrica foram postos à prova sob as mais variadas condições. A cidade de Lisboa utilizou a Canter E-Cell para horticultura e para eliminação de resíduos, a cidade do Porto como forma de recolha de resíduos recicláveis, a cidade de Sintra na manutenção florestal e as cidades de Abrantes e Cascais igualmente na área da horticultura. A empresa Transporta utilizou o veículo para entregas ao domicílio como parte do seu serviço de entregas de curto raio de acção, e o fornecedor de energia REN para transporte dentro das suas instalações industriais de armazenamento de gás situadas nas cidades de Sines e Pombal. E por fim, a Canter E-Cell ajudou o serviço postal nacional Português, CTT com os transportes entre os seus centros de distribuição nas cidades de Lisboa e Coimbra.

Partilhar