A Fuso Canter, um dos modelos de referência no segmento dos chassiscabine, celebra em 2013 meio século de existência. Este modelo, produzido para o mercado Europeu em Portugal na fábrica do Tramagal, conta com mais de 100.000 unidades vendidas no nosso país.
Para celebrar os 50 anos, a Mitsubishi Motors Portugal lançou um conjunto de veículos equipados com carroçarias e prontos a trabalhar. Recorrendo a parceiros nacionais, estas soluções permitem aliar um chassis de referência a carroçarias de qualidade e desenvolvidas para a Fuso Canter. O elevado equipamento de origem bem como a relação preço/qualidade do conjunto são mais-valias para o cliente.
50 Anos Canter
A primeira geração do camião Fuso Canter foi lançada no mercado em Março de 1963. Cinquenta anos e oito gerações depois, a Daimler celebra o êxito mundial da Canter, com 3,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento no Japão. A Fuso Canter é o modelo mais carismático da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), vendido em mais de 150 países. A Canter, que é produzida para o mercado Europeu na fábrica do Tramagal desde 1980, está a aumentar a sua popularidade no mercado Europeu.
Desde de 2013 que a Canter disponibiliza na Europa a versão Eco Hybrid, que necessita de menos 23% de combustível comparada com a Canter convencional, permitindo o retorno do investimento em 3 a 4 anos.
Breve História da Fuso Canter
A primeira geração da Canter foi a T720, um camião ligeiro de tracção dianteira e capacidade de carga de 2 toneladas, lançado no mercado Japonês em Março de 1963. Meio século depois, a actual Canter, a 8ª geração deste modelo, reflecte a continuada aposta da marca no desenvolvimento tecnológico. A nova Fuso Canter Eco Hybrid combina a máxima eficiência no consumo de combustível com o máximo respeito pelo ambiente, possível pela combinação da avançada caixa de dupla embraiagem DUONIC com a tecnologia híbrida.
Marcos Históricos da Fuso Canter
1963 – 1ª geração Canter T720 – Modelo de cabina avançada com 2T de capacidade de carga;
1968 – 2ª geração Canter T90 – Todos os modelos equipados com motores de alta performance
Primeira mudança no modelo;
1973 – 3ª geração Canter T200 – Aumento da capacidade de carga para 2,5T e 3T;
1978 – 4ª geração Canter – Nova gama que inclui cabinas largas com 3T de capacidade de
carga;
1985 – 5ª geração Canter – Lançamento do novo motor turbo de 130 CV;
1991 – 1 milhão de unidades vendidas no Japão;
1993 – 6ª geração Canter – Melhoramento da aerodinâmica do modelo;
2002 – 7ª geração Canter – Melhoramento do modelo para garantir performances em todo
o mundo;
2006 – 1ª geração da Canter Eco Hybrid;
2010 – 8ª geração da Canter – Equipada com tecnologia BlueTec e caixa de dupla embraiagem
DUONIC
2012 – 2ª geração da Canter Eco Hybrid
A Canter em Portugal
Em Portugal, a Fuso Canter está presente desde 1972, tendo já sido vendidas mais de 100.000 unidades. Actualmente, com cerca de 30.000 unidades a circular, a Canter é uma das principais referências no seu segmento.
Para comemorar os 50 Anos da Canter, a Mitsubishi em Portugal vai lançar algumas soluções já carroçadas e prontas a iniciar as suas funções. A Mitsubishi Portugal desenvolveu soluções à medida das necessidades dos nossos clientes que, pela relação preço/qualidade, são uma proposta muito competitiva.
À solução competitiva de carroçamento acresce uma vasta lista de equipamento base de onde se destacam os seguintes itens:
• 40.000kms de intervalo de manutenção
• ABS
• 4 discos de travão
• Luzes diurnas
• Faróis de nevoeiro dianteiros
• Computador de bordo
• Rádio CD/MP3
• Travão de escape em toda a gama
• Fecho central com comando à distância
• Suspensão dianteira independente (excepto Canter Ton 6S15)
Disponível em várias versões (Van, Box, Frigo e Ton), tem preços a partir de 23.750 euros + IVA.