Michelin. Inaugurada primeira fábrica para pneus sem ar


Data: 2 Dezembro, 2014

O Michelin X Tweel é a nova aposta da marca francesa, que antecipa os pneus do futuro. A linha de montagem já foi inaugurada.

A Michelin inaugura a primeira fábrica do mundo que vai fabricar um revolucionário pneu sem ar. As instalações de Piedmont, na Carolina do Sul (Estados Unidos), vão-se tornar no novo centro de produção do Michelin X Tweel, o pneu radial que nunca se esvazia.

Esta grande inovação foi desenvolvida pelas equipas de investigação da Michelin nos Estados Unidos. O revolucionário Michelin X Tweel é um pneu sem ar que supera a conceção tradicional de um pneu, pois reúne o pneu propriamente dito e a roda numa única e sólida unidade. O X Tweel é composto por um cubo rígido ligado à banda de rolamento através de raios deformáveis de poliuretano, funcionando tudo como um conjunto.

Ao contrário dos pneus convencionais, o Michelin X Tweel é um pneu “aberto” que funciona sem ar, o que permite dar uma resposta definitiva aos riscos de furo durante as atividades em pedreiras, agrícolas, de construção e de gestão de detritos.

“O Tweel é um novo exemplo da capacidade da Michelin para implementar grandes inovações”, referiu Pete Selleck, presidente da Michelin América do Norte. “O conceito do Tweel nasceu no nosso Centro de Investigação de Greenville, na Carolina do Sul, um dos três organismos do Centro de Tecnologia da Michelin. O pneu vai ser fabricado na região de Greenville para satisfazer o interesse e a crescente procura dos mercados”.

Esta nova instalação vai proporcionar à Michelin a capacidade de fabricar a inovação premiada várias vezes: o Michelin X Tweel SSL (stir-skid loader, nas suas siglas em inglês), começando a fabricação do novo pneu Michelin X Tweel TURFTM, que equipará de série o corta-relva John Deere ZTRAKTM 900.

 

michelin2

Partilhar