Metelli. Patente para bomba de água comutável


Data: 24 Outubro, 2014

Depois de a ter apresento na Automechanika, em 2012, a Metelli obteve uma patente para a sua bomba de água comutável 24-1167/PA1167/101167, desenvolvida para vários modelos de veículos diferentes, incluindo da AUDI (A1, A3); SEAT (Altea, Altea XL, Ibiza, Leon); SKODA (LCV Fabia, Octavia, Roomster, Yeti); e Volkswagen (LCV Golf, Golf Plus, Jetta, Polo, Touran, Caddy). A Metelli foi a primeira empresa a lançar este tipo de produto no mercado. A bomba de água comutável é uma verdadeira novidade na indústria de peças sobressalentes para automóveis.

A bomba de água comutável faz com que seja possível interromper a circulação de líquido no circuito de refrigeração, graças a uma válvula de gaveta ativada pneumaticamente. A válvula de gaveta é ativada com a provocação de uma depressão na ‘câmara de vácuo’. O movimento da membrana permite à gaveta da válvula deslocar-se axialmente, separando a voluta da bomba do volume à volta do rotor. A câmara de vácuo encontra-se separada do fluido por três membranas (em vez de pelas tradicionais vedante radiais), o que assegura o funcionamento adequado do mecanismo, mesmo em condições de utilização muito exigentes.

O uso de membranas como vedantes estáticos torna a bomba de água extremamente fiável, pois eles compensam o desgaste do vedante radial relacionado com a fricção causada pelo movimento da haste. A presença de partículas metálicas no circuito do sistema de refrigeração aumenta significativamente a probabilidade de deterioração da superfície da vedante radial em contacto com a haste.

Adicionalmente, se o circuito pneumático se estragar ou a mola ceder, a função à prova de avaria da bomba da Metelli é garantida por um mecanismo que explora a pressão exercida pelo fluido de refrigeração nas paredes das membranas. Com base nesta tecnologia, a empresa está agora a desenvolver novos modelos de bombas de água com o mesmo sistema, de forma a alargar a sua gama de produtos e cobrir as necessidades crescentes do mercado.

“A obtenção desta patente confirma o papel da Metelli como uma enorme referência para profissionais e funcionários do setor de pós-venda e aumenta ainda mais a competitividade da empresa. A oferta da Metelli dá resposta na perfeição aos novos modelos de veículos, em constante evolução, introduzidos pelos melhores grupos de produção automóvel”, sublinha a empresa em comunicado.

Partilhar