Metelli – HybriX estreia-se na Automechanika


Data: 12 Setembro, 2016

O Grupo Metelli vai estrear um novo composto para pastilhas de travão na Automechanika. Chama-se HybriX e será comercializado pelas marcas Metelli, Cifam, Trusting e Fri.Tech.

A Metelli apresentará na Automechanika, em Frankfurt, uma nova tecnologia para pastilhas de travão. HybriX é o nome de um novo composto para as pastilhas de travão do Grupo Metelli, que será comercializado sob a chancela das marcas Metelli, Cifam, Trusting e Fri.Tech.

De acordo com a marca, este composto marca um ponto de viragem na história das pastilhas de travão, aos estar isento de cobre e proporcionar uma melhoria na performence de travagem. O nome HybriX vem da tecnologia híbrida que usa mais de 30 diferentes materiais, cerâmicos, orgânicos e outros produtos especiais.

A gama proposta consiste em mais de 1600 referências, capazes de cobrir 95% da frota automóvel europeia, americana e asiática. As novas pastilhas foram premiadas com o mais alto nível de certificação nos EUA, o Better Brake Law, com três folhas pretas, o que confirma a presença de menos de 0,5% de cobre, material que oferece uma elevada dissipação de calor, mas é prejudicial para o meio ambiente. Além do cobre, as pastilhas estão livres de qualquer material tóxico, em particular, de antimónio, que é prejudicial para os seres humanos.

Este novo composto é inserido entre o suporte metálico e o material de atrito, com o objetivo de obter três resultados principais:

– Aumentar a força mecânica, a fim de evitar o risco de descolamento do material de atrito;

– Reduzir a vibração e o ruído;

– Criar uma barreira térmica para evitar o superaquecimento do óleo dentro das pinças.

Um outro elemento adicional em termos de melhoria de desempenho é o dispositivo antivibrações já montado diretamente na pastilhas. Atualmente presente nos carros de gama alta, logo será estendido para o resto das aplicações em linha com as propostas do OE. Também foi introduzido um novo suporte de metal que tem um sistema especial de retenção mecânica, capaz de aderir melhor ao material de atrito. A sua superfície com ganchos penetra dentro do composto, garantindo um acoplamento indissolúvel, assim evitando o seu descolamento. Esse suporte atualmente é usado em aplicações de gama alta e desempenhos em que as tensões são particularmente elevadas.

Partilhar