Mercedes-Benz – Veículo comercial do futuro será conectado e elétrico


Data: 8 Setembro, 2016

Protótipo Vision Van da Mercedes-Benz dá a conhecer a perspetiva da marca alemã para os veículos comerciais do futuro, que passa pela eletrificação e a conectividade.

A Mercedes-Benz Vans apresentou a sua estratégia para os veículos comerciais ligeiros em 2020, que assenta numa mudança de filosofia de construtor de veículos para fornecedor de soluções integradas de transporte. Num evento realizado Estugarda, denominado “Van Innovation Campus”, a marca alemã revelou a sua visão do veículo comercial do futuro que será conectado e elétrico e que se materializou no protótipo “Vision Van”. Trata-se de um veículo que integra vários sistemas e tecnologias para a denominada “última milha” na distribuição. O Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, um sistema que permite a receção de drones para entregas aéreas com navegação autónoma e um sistema de joystick que substitui o volante convencional. O veículo vem equipado com um sistema de motorização elétrica com uma potência de 75 kW, que oferece uma autonomia até 270 quilómetros, garantindo entregas com emissões zero.

O Mercedes-Benz VIsion Van foi desenvolvido ao abrigo da nova estratégia da marca alemã para veículos comerciais ligeiros, denominada “adVANce”. O objetivo é repensar a mobilidade e aproveitar as oportunidades da logística conectada. Esta abordagem irá conduzir ao desenvolvimentos de novos produtos e serviços, permitindo à Mercedes-Benz expandir o seu modelo de negócio para além do “hardware” de um furgão. No âmbito da estratégia “adVANce” foram identificados três pilares fundamentais: conetividade, designada “[email protected]; soluções baseadas em “hardware”, denominada “[email protected]”; e soluções de mobilidade, integradas no “[email protected]”.

Mercedes-Benz Vision Van – Exterior

“Com o Vision Van apresentamos o comercial do futuro, que será inteligente, limpo e totalmente interconectado”, afirma Volker Mornhinweg, responsável da Mercedes-Benz Vans. “O Vision Van integra muitos conceitos para operações futuras de entregas em ambiente urbano”, acrescenta. Este veículo incorpora várias tecnologias inovadoras e serve de elemento central e inteligente numa cadeia de abastecimento totalmente conectada. Algoritmos inovadores controlam as recolhas das encomendas, a carga dos pacotes, a gestão totalmente automatizada do espaço de carga, o planeamento das rotas e a entrega por drones.

A combinação de software de controlo alojado na “cloud” e a otimização do ‘hardware’ permitem reduzir o tempo de operação, melhorar a qualidade e a flexibilidade das entregas. A Mercedes-Benz garante uma redução considerável no tempo de entrega de uma mercadoria, graças ao novo sistema.

Mercedes-Benz Vision Van – Interior, One-Shot Loading

Mercedes-Benz Vision Van – Exterior, Roof

Partilhar