Mercedes-Benz – Protótipo Urban eTruck antecipa primeiro camião totalmente elétrico


Data: 28 Julho, 2016

A Daimler Trucks revelou o protótipo Mercedes-Benz Urban eTruck, que é a antecipa a tecnologia a ser introduzida nos camiões elétricos para distribuição pesada.

O protótipo do primeiro camião elétrico com peso bruto de 26 toneladas da Mercedes-Benz, o Urban eTruck, foi oficialmente apresentado pela Daimler Trucks.  Tecnicamente tem como base um camião de distribuição de três eixos da Mercedes-Benz. Os engenheiros alemães substituíram toda a cadeia cinemática convencional por um novo eixo traseiro equipado com motores elétricos, que se encontram junto aos cubos das rodas, uma solução que deriva do eixo traseiro elétrico que foi concebido originalmente para o autocarro híbrido Mercedes-Benz Citaro. A potência é obtida a partir de um pack de baterias constituído por três módulos de iões de lítio. A autonomia anunciada é de aproximadamente 200 quilómetros, que é um valor considerado adequado para uma operação diária de distribuição.

O novo regulamento comunitário relativo às dimensões e pesos dos veículos pesados permite um aumento no peso bruto de um veículo pesado equipado com uma motorização alternativa, mantendo-se a carga útil. Assim, os engenheiros da Daimler Trucks aproveitaram essa possibilidade para incrementarem o peso bruto do Mercedes-Benz Urban eTruck, de 25 toneladas para 26 toneladas, o que se deve parcialmente à introdução da cadeia cinemática elétrica com um peso de 700 quilogramas. Os responsáveis da Daimler Trucks estão convictos que os camiões elétricos serão utilizados no futuro em operações de distribuição pesada com emissões zero locais e ruído quase nulo. O fabricante alemão prevê que esta tecnologia possa vir a estar disponível comercialmente no início da próxima década.

Por: Carlos Moura

Partilhar