Mercado. Crescimento em abril


Data: 6 Maio, 2016

O mercado nacional de comerciais ligeiros apresentou um crescimento de 8,4% em abril, quando comparado com igual mês de 2015. O primeiro quadrimestre este ano também foi melhor que o do ano passado.

De acordo com os dados divulgados pela ARAN, no passado mês de abril foram vendidos em Portugal 2594 comerciais ligeiros, um aumento de 8,4% face ao registado em igual mês do ano passado. Este crescimento do mercado ganha nova força quando comparamos o acumulado dos primeiros quatro meses do ano, novamente face a igual período de 2015. Entre janeiro e abril de 2016 foram comercializadas 10 661 unidades, contra as 9082 vendidas no primeiro quadrimestre de 2015: um aumento de 17,4%.

Entre as marcas, a Peugeot foi a que mais veículos vendeu no último mês (466), prestação que espelha um crescimento de 36.3% face ao conseguido em abril de 2015. Em segundo lugar no ranking das vendas de abril ficou a Renault (464), valor que representa uma descida de 1,3% relativamente ao mesmo mês do ano transato. A fechar o pódio das vendas temos mais uma marca francesa, desta feita a Citroën (454), que regista um crescimento de 35,9% face ao período homólogo de 2015.

Estas três marcas têm continuadamente dominado o mercado, conseguindo, nos primeiros quatro meses deste ano, um total de 51,4% de quota de mercado, distribuída da seguinte forma: A Renault lidera com 18,5% de quota de mercado, menos 0,9% do que em 2015. A Citroën detém 16,9% de quota, mais 1,9% do que no ano passado, e a Peugeot, que subiu 0,3% face ao primeiro quadrimestre de 2015, possui 16% de quota do mercado nacional de comerciais ligeiros.

Partilhar